Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2022-19h26

Udesc abrirá inscrições para 21 vagas no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Inscrições iniciam na segunda - Arte: Divulgação
Entre 19 de dezembro e 9 de janeiro, estará aberto o prazo para se inscrever no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) em Rede, curso gratuito e semipresencial ofertado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com ingresso no primeiro semestre de 2023. Acesse o edital.

Confira a documentação exigida para inscrições no edital. A taxa de inscrição terá valor de R$ 110.

O curso de pós-graduação integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e terá oferta simultânea nacional e internacional pela Udesc e outras 13 instituições de ensino superior da rede.

A admissão ocorrerá por meio do exame nacional, sendo nove vagas reservadas às cotas de ações afirmativas "para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e candidatos com deficiência".

São oferecidas ao todo 206 vagas, distribuídas entre as instituições associadas, sendo 21 destinadas à Udesc (11 universais e 10 para cotas). 

Educação básica

A pós-graduação stricto sensu é voltada a portadores de diploma em curso superior e, para inscrever-se, é preciso ser professor em efetivo exercício na educação básica das redes públicas de ensino.

O curso visa "oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".

São três linhas de pesquisa:

  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
  • Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

Cronograma

A homologação preliminar da inscrição será divulgada até 18 de janeiro e a lista definitiva, em 31 de janeiro. O resultado final será divulgado em 20 de abril. 

A duração máxima do mestrado é de 24 meses, com com 96 créditos a serem cumpridos: 24 créditos de disciplinas, 16 créditos de atividades complementares e 56 créditos da dissertação. O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), da Udesc, por meio da Resolução nº 035/2019, e foi um projeto do "Programa EAD em Rede", da Câmara de EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail profei.cead@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Inscrições iniciam na segunda
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h