Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/02/2021-13h37

Udesc debate planejamento estratégico para pós-graduação e pesquisa da universidade

Construção e sistematização do planejamento deverá considerar três grandes marcos - Foto: Divulgação
Gestores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram nesta quinta-feira, 25, de uma reunião ampliada promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) para avaliação e sistematização do Planejamento Estratégico da Pós-Graduação e da Pesquisa da instituição.

Coordenado pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, o evento online reuniu diretores de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros, coordenadores de cursos de especialização, mestrado e doutorado e secretários de Pós-Graduação.

A reunião também teve participação do vice-reitor, Luiz Coelho, que reiterou o compromisso da gestão para a consolidar e fortalecer a pesquisa e a pós-graduação.

Ferramenta fundamental

"Sintonizada com as políticas de avaliação da pós-graduação, emanadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a PROPPG reconhece que o planejamento estratégico da Udesc e dos programas é um importante instrumento para construção de ações e indicadores, constituindo-se ferramenta fundamental para a implementação e a avaliação de metas e resultados para os cursos de pós-graduação, bem como para o desenvolvimento da pesquisa", destaca Letícia.

A pró-reitora ressalta que o documento será construído e finalizado com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (aprovado até o final deste ano) e no Projeto Pedagógico Institucional, que também são alvo de análise e reelaboração pelos órgãos colegiados da Udesc.

Marcos

Segundo a PROPPG, a construção e sistematização do planejamento estratégico da pós-graduação e da pesquisa levará em conta três grandes marcos:

  • No marco situacional, serão apresentados os principais cenários da pós-graduação e da pesquisa da Udesc a partir dos dados existentes.
  • No marco conceitual/operacional, serão definidas, em parceria com os programas de pós-graduação, as principais diretrizes para avaliação e reelaboração do planejamento estratégico de cada programa.
  • E, no marco intencional, cada programa, bem como a PROPPG, definirá as principais metas com os prazos e responsáveis.

"Em outras o palavras, o planejamento levará em conta os movimentos de onde estamos, como estamos e para onde queremos ir", afirma Letícia.

Dados

Na reunião desta quinta-feira, o coordenador de Pós-Graduação, Lourival José Martins Filho, apresentou os principais dados dos programas de pós-graduação com ênfase nas diretrizes do PDI e do PPI da Udesc.

Já o coordenador de Pesquisa, Francisco de Oliveira, apresentou os dados mais significativos da pesquisa e suas implicações para o dia a dia dos programas de pós-graduação, também com base nas diretrizes do PDI e do PPI. Acesse os slides da apresentação.

Nas próximas reuniões, os centros de ensino e os programas de pós-graduação socializarão seus planejamentos com base nas informações dos respectivos processos de Coleta Capes.

A PROPPG destaca que a sistematização definitiva do Planejamento Estratégico da Pós-Graduação e da Pesquisa da Udesc só seguirá para a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), para discussão e aprovação final, após amplo e intenso debate e produção textual no comitês consultivos ligados à pró-reitoria.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Documento será alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional e ao Projeto Pedagógico Institucional da universidade
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h