Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/09/2020-14h42

Udesc faz simulação de eleição pela internet para conselhos e colegiados nesta quinta

Objetivo do teste é familiarizar alunos, professores e técnicos com ferramenta - Foto: Secom Udesc/Arquivo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta quinta-feira, 17, das 9h às 20h, uma simulação de eleição online por meio da plataforma Helios Voting envolvendo alunos, técnicos e professores.

O processo servirá como teste para aplicação da ferramenta em pleitos para escolha de representantes discentes e de servidores em órgãos de deliberação, comissões e comitês da instituição.

Até quarta-feira, 16, todos os alunos e servidores da universidade receberão um login e senha nas suas contas de e-mail institucional da Udesc e instruções para participar das eleições.

É recomendável que se verifique a caixa de spam do seu e-mail para confirmar o recebimento da mensagem. Caso não tenha recebido o e-mail, acesse o Sistema de Atendimento da Udesc

Quem ainda não usa seu endereço pode ativá-lo em udesc.br/sistemas/office365/emailinstitucional. Já os técnicos e professores da universidade têm suas contas ativadas automaticamente.

A simulação foi deliberada pelo grupo de trabalho (GT) que estuda a questão. O tema da eleição de teste será genérico, com o objetivo de familiarizar alunos e servidores da ferramenta Helios Voting.

Resolução aprovada pelo Consuni

O Conselho Universitário da Udesc (Consuni) aprovou a Resolução nº 057/2020, que estabelece regras para adoção de sistema de votação eletrônica online na escolha de representantes docentes, discentes e técnicos em órgãos de deliberação, comissões e comitês da instituição. A medida é válida enquanto durar o estado de calamidade pública em Santa Catarina em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A universidade definiu que será usado o sistema de votação online Helios Voting, que assegura a inviolabilidade e a segurança das votações. O software já é utilizado por outros órgãos públicos e instituições de classe. O programa assegurará o voto direto e secreto, além de fiscalização e auditoria, entre outras características necessárias para eleições.

Editais suspensos poderão ser retificados

Com isso, os centros da Udesc que tiveram editais suspensos em razão na pandemia poderão realizar os certames de forma online, retificando o edital original.

Os editais de eleição deverão prever que seja utilizado somente o e-mail institucional de cada eleitor para o recebimento da senha para o acesso ao sistema de eleição online, cabendo aos eleitores a verificação prévia desse recebimento.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc (Setic) será responsável pela instalação, hospedagem, administração e backup do sistema de votação, além da capacitação e do suporte às coordenadorias de Informática de todas as unidades.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Objetivo da simulação é familiarizar a comunidade de  alunos e servidores quanto à ferramenta.
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h