Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2025-12h30

Udesc Lages atua em projeto internacional sobre florestas urbanas

Pesquisa investiga como brasileiros e holandeses percebem os benefícios das florestas urbanas em suas cidades

Entrevistas e coletas de dados serão realizadas até dezembro de 2025. Fotos: Camila Furlan (aluna de doutorado) e Patrícia Gonzales (bolsista da graduação).  
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participa de um projeto internacional que busca compreender como as pessoas percebem os benefícios culturais das florestas urbanas. O estudo intitulado “Explorando as percepções dos serviços ecossistêmicos culturais de florestas urbanas no Brasil e na Holanda” resulta de um convênio firmado com a Universidade de Leiden, na Holanda, e conta também com a colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A pesquisa investiga como os moradores de diferentes cidades — incluindo Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Lages — avaliam e valorizam os serviços ecossistêmicos culturais oferecidos pelas florestas urbanas. Além de compreender de que modo estes benefícios são percebidos pela população, o projeto coleta dados sobre como os serviços se distribuem espacialmente e quais fatores sociodemográficos influenciam essas percepções.

De acordo com a professora do Departamento de Engenharia Florestal da Udesc Lages, Maria Raquel Kanieski, o projeto é pioneiro ao unir abordagens ecológicas, sociais e culturais para analisar a relação entre pessoas e áreas verdes nas cidades. “As florestas urbanas são fundamentais para o bem-estar, pois conectam a natureza ao cotidiano das pessoas. Nosso objetivo é entender não apenas os benefícios ambientais, mas também o valor simbólico e emocional das árvores e áreas verdes, e como essas percepções podem inspirar esperança diante das mudanças climáticas”, explica a professora.

O projeto tem o envolvimento direto de duas alunas da graduação em Engenharia Florestal e uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Udesc, além de um professor e um bolsista da UFSC. Pela Universidade de Leiden, participam duas professoras e uma aluna bolsista. Essa composição reflete o caráter interdisciplinar e internacional da pesquisa, que também visa à formação de estudantes e fortalecimento de parcerias científicas entre os países.

A metodologia combina pesquisas participativas, mapeamento de espaços verdes urbanos e análise de narrativas, permitindo identificar áreas culturalmente valorizadas e compreender como as histórias e experiências pessoais conectam-se às florestas urbanas. Os resultados esperados incluem a criação de mapas de hotspots de serviços ecossistêmicos culturais e a produção de dados que contribuam para o planejamento urbano sustentável.

As entrevistas e coletas de dados serão realizadas até dezembro de 2025, e a equipe convida moradores das cidades participantes a colaborar respondendo a um questionário online, com duração média de 15 minutos.
Para participar da pesquisa, basta acessar ESTE LINK. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail raquel.kanieski@udesc.br ou pelo WhatsApp (49) 99158-6680.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Estagiária Andressa Küster*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49)3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Entrevistas e coletas de dados serão realizadas até dezembro de 2025. Fotos: Camila Furlan (aluna de doutorado) e Patrícia Gonzales (bolsista da graduação).
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h