Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2023-14h19

Udesc Lages oferece exames preventivos contra câncer de útero e testes rápidos de IST

Ação ofereceu testes rápidos gratuitos para diagnóstico de IST - Foto: Christian Muniz/Ascom
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu uma ação de saúde, na manhã desta sexta-feira, 24, com o objetivo de alertar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do câncer do colo do útero.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a universidade ofereceu testes rápidos gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C para a comunidade acadêmica. Também foi realizada coleta para exame preventivo do colo do útero, distribuição de preservativos e de informativos.

A ação é uma iniciativa da Direção de Extensão e do Setor de Saúde da Udesc Lages, com o apoio da Associação Atlética Acadêmica Bárbaros da Serra, em alusão ao mês da mulheres e ao Março Lilás, período de atenção especial à saúde da mulher. "Acho que essa campanha da universidade é muito importante para termos o controle da nossa saúde", avalia a acadêmica de Medicina Veterinária, Julia Sandri. "Assim que soube da notícia, convidei as colegas para virem fazer", conta ela.

Na última segunda-feira, 20, o centro promoveu o 1º Encontro das Mulheres, voltado para toda a comunidade acadêmica. O evento abordou a violência contra as mulheres e teve participação da psicóloga Estela Maris Bernardelli, do Coletivo Feminino CAV, da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e da Polícia Militar, que apresentou o Programa Rede Catarina. 

Os resultados dos exames preventivos do colo do útero ficam estarão disponíveis em cerca de 40 dias. Já os testes rápidos de IST ficam prontos no mesmo dia. Os laudos podem ser retirados diretamente no Setor de Saúde da Udesc Lages. Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail para kelli.folmann@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h