Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/07/2021-16h29

Udesc Lages participa de ação para eliminar milho guaxo e combater cigarrinha em SC

Milho guaxo pode ser o hospedeiro da cigarrinha entre uma safra e outra - Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está envolvido em uma campanha para conscientização da eliminação do milho guaxo nas lavouras, fundamental para evitar a ocorrência da cigarrinha-do-milho.

A campanha é uma das ações do Comitê de Ação Contra a Cigarrinha do Milho e Complexo de Enfezamentos, formado por profissionais de diversas entidades do Estado. Os representantes da Udesc no comitê são os professores Ricardo Trezzi Casa e Fabio Nascimento da Silva, que já atuam na elaboração de projetos e pesquisas relacionadas à temática, no Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal.

A campanha visa conscientizar os agricultores a eliminarem o milho que nasce espontaneamente após a colheita, conhecido como milho tiguera, guaxo ou voluntário. A planta pode ser o hospedeiro para a cigarrinha entre uma safra e outra.

"A cigarrinha é o inseto-vetor dos molicutes e vírus associados ao complexo de enfezamentos e ela atua como transmissor desses patógenos para a cultura do milho", explica o professor Fabio Nascimento da Silva. Em Santa Catarina, na última safra, foram relatados danos significativos às lavouras de milho, perdas totais de produção, eliminação de lavouras precocemente e uma redução da produção em torno de 30%.

Este cenário motivou a criação do comitê e a realização da campanha, que está sendo divulgada nos meios de comunicação, mídias sociais e diretamente nas propriedades junto aos agricultores. "Uma série de ações está em andamento e em planejamento. Essas ações atuam na definição de estratégias para mitigar os impactos dos enfezamentos, principalmente nas próximas safras", afirma o professor. 

O comitê é formado pela Udesc, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h