Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/12/2022-17h23

Udesc Lages promove encontro para acolher estudantes estrangeiros de pós-graduação

Pós-Graduação da Udesc Lages tem alunos de Guiné-Bissau, Venezuela e Colômbia - Foto: Fabrício Camargo
Nesta quarta-feira, 21, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, reuniu os alunos estrangeiros dos cursos de pós-graduação em um encontro de acolhimento.

A reunião teve a participação do diretor-geral, André Thaler Neto; da diretora de Ensino de Graduação, Josiane Cardoso; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Álvaro Luiz Mafra; do diretor de Extensão, Rodrigo Terezo; e do professor do Departamento de Engenharia Florestal, Veraldo Liesenberg, que propôs o encontro.

Atualmente, a Udesc Lages tem sete alunos estrangeiros, vindos de Guiné-Bissau, Venezuela e Colômbia. Todos são alunos de mestrado e doutorado, fruto da internacionalização da universidade. "É importante saber como o estudante estrangeiro conheceu a Udesc Lages e veio para Lages. Através disso, podemos interagir com outras universidades", diz o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Além da integração, o encontro possibilitou o levantamento das principais dificuldades dos alunos para que a Direção possa oferecer ajuda. Assuntos como auxílio alimentação, auxílio moradia, apoio para viagens de avaliação de experimentos e visto de permanência no Brasil foram abordados.

Segundo o diretor de Extensão, a maior dificuldade identificada é relativa ao visto.  "Vamos organizar uma reunião junto da Polícia Federal para esclarecimento de questões relacionadas à solicitação de vistos e procurar, também, o auxílio da nossa assessoria jurídica para poder ajudá-los nessa questão", afirma Terezo.

Para o professor que propôs o encontro, e já viveu a experiência e estudar em uma universidade estrangeira, acolhimento é o principal propósito. "A proposta é integrar os alunos estrangeiros, promover atividades para ampliar o círculo de amizades com demais os alunos, que também são de diferentes estados, para que possam compartilhar dúvidas, se ajudar e conhecer outras culturas", fala Liesenberg.

Doutorando em Produção Vegetal, Lamine Sanó, de Guiné-Bissau, foi um dos estudantes presentes na reunião. "A minha experiência foi muito incrível! Aprendi muito", diz Sanó. "Além disso, a Udesc superou as minhas expectativas, por conhecer pessoas muito boas", conclui.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h