Evento gratuito ocorre nesta quinta-feira, 6, com presença de profissionais de diferentes áreas da saúde
Arte: Divulgação
O
1º Simpósio de Saúde Única da Serra Catarinense ocorre no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na quinta-feira, 6, no Anfiteatro Flavio Krebs Ramos, do Curso de Agronomia. O objetivo é aproximar profissionais de diferentes áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, veterinários e agentes de vigilância, fortalecendo a prevenção e controle das zoonoses na região.
O evento foi idealizado a partir de discussões entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Os líderes identificaram a necessidade de unificar o conhecimento sobre diagnóstico e controle de enfermidades em animais, especialmente aquelas com potencial zoonótico — ou seja, que podem ser transmitidas entre animais e humanos.
Conforme a professora do departamento de Medicina Veterinária do CAV, Renata Assis Casagrande, “diante dos dados, será possível traçar metas de controle e prevenção dessas enfermidades que são tão importantes para a saúde dos rebanhos, a saúde dos animais de estimação, assim como a saúde humana”.
Com 150 inscritos, o 1º Simpósio de Saúde Única da Serra Catarinense é uma realização conjunta do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Grupo de Patologia Animal (GPV) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Udesc Lages. A comissão organizadora é composta pelos representantes do Cisama, Andressa Steffen Barbosa e Thiago Henrique Cordeiro; e da Udesc Lages, Claudia Salete Wisser, Islen Emanuelli Rodrigues Cardoso, Lucas Marian e Renata Assis Casagrande.
PROGRAMAÇÃO
9h: Solenidade de abertura abre a série de palestras com especialistas da Udesc, Cidasc e UDVE Lages.
9h20: Diagnóstico
post-mortem e controle de doenças zoonóticas, transmissíveis e maus-tratos em animais na região da Amures-SC: Parceria Cisama/Udesc
Palestrante: M.V. MSc. Dra. Renata Assis Casagrande (Udesc Lages)
10h45: Do Laboratório à sociedade: o papel do diagnóstico da raiva na saúde humana e animal
Palestrante: M.V. MSc. Dra. Claudia Salete Wisser (Udesc Lages)
13h30: Brucelose e tuberculose: o problema pode estar mais perto do que você imagina!
Palestrante: M.V. MSc. Dra. Cristina Perito Cardoso (Cidasc)
15h30: Fluxos de notificação e coleta de Zoonoses de importância epidemiológica
Palestrante: M.a. Cristina Alves Ribeiro (UDVE Lages-SC)
As atividades encerram às 17h, com uma mesa-redonda sobre Saúde Única na Região da Amures-SC, reunindo todos os palestrantes para discutir estratégias e desafios regionais.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Karen Candido*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres