Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/10/2020-12h37

Udesc promoverá série de cerimônias virtuais de formatura até dezembro

Solenidades serão totalmente remotas - Foto: Freepik
Até dezembro deste ano, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará uma série de cerimônias de outorgas de grau dos estudantes que concluíram a graduação no primeiro semestre de 2020. As colações de grau ocorrerão de maneira totalmente remota e terão transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo site vc.udesc.br. Veja o calendário de eventos.

A primeira solenidade da série ocorreu em 9 de setembro e formou 18 bacharéis dos cursos de Enfermagem e Zootecnia, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó. O evento foi a primeira formatura da universidade transmitida ao vivo pelo canal da universidade no YouTube.  

Ao todo, quase 700 acadêmicos, de mais de 40 cursos de graduação, de diversas áreas de conhecimento, receberão seus diplomas de conclusão. Esse total não inclui acadêmicos do Centro de Educação a Distância (Cead), que, neste semestre, realizaram a colação em gabinete, também de forma remota.

As relações de prováveis formandos de cada curso pode ser obtidas nas secretarias acadêmicas dos centros de ensino em que são ofertados.

Cerimônias virtuais

Adotadas em caráter excepcional e temporário, em virtude da pandemia de Covid-19, a realização das outorgas de grau de forma remota visa permitir a obtenção do diploma pelos acadêmicos que concluíram a graduação, mas cujas solenidades presenciais de grau estão suspensas em virtude das restrições sanitárias vigentes.

A medida foi regulamentada em abril pela Resolução nº 015/2020, do Conselho Universitário (Consuni), e dispensa a presença física dos alunos em locais que levem à aglomeração de pessoas. Todos os envolvidos participam de forma remota, a partir dos seus próprios locais de transmissão.  

A organização e a execução das solenidades remotas são feitas pelos centros de ensino da Udesc e pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). A transmissão pelo YouTube conta com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom).  

Sobre as colações

As outorgas de grau são regulamentadas pelas resoluções n° 145/2005, 055/2008 e 015/2020, do Consuni, e também seguem as orientações do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Udesc.  

As colações de grau são destinadas a estudantes que concluíram regularmente seus cursos de graduação e ocorrem após o encerramento do período letivo, em datas pré-fixadas no calendário acadêmico.

As cerimônias são prestigiadas por representantes da Reitoria, incluindo o reitor, o vice-reitor e pró-reitores, e dos centros de ensino, dentre eles diretores-gerais, diretores assistentes e chefes de departamento, de conselhos de classe e organizações parceiras da universidade, além de familiares e convidados dos formandos e autoridades da comunidade externa.  

Acadêmicos impossibilitados de colar o grau na data definida pelo seu centro podem justificar e propor uma nova data. A colação de grau em gabinete pode ocorrer nos casos definidos em resolução da Udesc, devendo ser solicitadas pelos alunos, por meio de requerimento, à direção-geral do centro de ensino em que estudam.

Mais de 60 mil egressos

A Udesc já formou mais de 60 mil graduados ao longo de mais de cinco décadas de atuação. A lista de egressos pode ser consultada no Portal Alumni Udesc.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceven.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h