Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/07/2020-16h40

Udesc recebe moção de aplauso da Alesc por estrear em ranking global de universidades

Udesc estreou em ranking de universidades com 50 a 75 anos - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arquivo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá uma moção de aplauso dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) por aparecer pela primeira vez entre as melhores instituições de ensino superior do mundo no Golden Age University Rankings 2020, do Times Higher Education (THE), ranking associado ao World University Ranking.

A homenagem à Udesc foi proposta pelo deputado estadual Mauro de Nadal e aprovada pelo Plenário da Alesc nesta quarta-feira, 8. A entrega da moção deverá ocorrer na próxima semana,

Para o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, é uma honra para a universidade receber o reconhecimento dos deputados. "Nossa missão é entregar ensino, pesquisa e extensão de excelência para a sociedade catarinense. Além disso, temos nos esforçado para inovarmos e nos empenharmos em ações no enfrentamento ao novo coronavírus. Fica nosso agradecimento a todos os parlamentares", destaca.

Na moção de aplauso, os deputados afirmaram que o "êxito alcançado pela Udesc a faz merecedora do reconhecimento e aplauso pela sociedade catarinense, os quais se estendem à Reitoria, ao corpo docente, aos servidores técnicos, aos acadêmicos e aos demais colaboradores".

Critérios do Golden Age

O nome Golden Age faz referência à época de ouro do ensino superior global, período caracterizado pela rápida expansão universitária e pelos investimentos crescentes em pesquisa.

A Udesc está presente no estrato 250-300, o qual inclui, ao todo, 308 universidades que foram instituídas entre 1945 e 1967 e têm, portanto, entre cerca de 50 e 75 anos de existência. É a primeira vez que a universidade catarinense é classificada nesse ranking. No ano passado, a Udesc estreou no ranking mundial do THE.

O Times Higher Education divulgou recentemente o ranqueamento relacionado à América Latina, com a Udesc entre as cem melhores pela primeira vez, e anunciará o novo ranking mundial em outubro. Todas as classificações utilizam a metodologia do World University Rankings. 

Instituições brasileiras

Ao todo, 20 instituições brasileiras aparecem no Golden Age University Ranking 2020, que é liderado, pelo quarto ano seguido, pela Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, seguida de instituições da Austrália, China e Coréia do Sul. Mais de metade das 308 classificadas (159) é asiática.

Entre as brasileiras, a melhor posicionada é a Universidade de Campinas (Unicamp), em 74º lugar, seguida da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), ambas no estrato 101-150.

Segundo os organizadores, a maioria das universidades no ranking obteve altas pontuações nas áreas de ensino e de pesquisa. O levantamento é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam essas duas dimensões e também citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h