Construída pela Assembleia e pelo governo, emenda
global substitutiva permitirá manutenção - Foto: Alesc
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, e o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, visitaram a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) nesta segunda-feira, 3, e receberam notícia positiva dos deputados estaduais e via imprensa sobre a manutenção do percentual de 10% dos recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) para a universidade estadual.
Criado pela Lei Complementar nº 407/2008, o Fumdes destina recursos para implantar ou ampliar campi no interior de SC, ou seja, nas unidades da Udesc em Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.
Além de conversar com deputados, a gestão da Udesc vinha articulando a manutenção junto a secretários estaduais e com a própria presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que fez nota de apoio à Udesc.
A Reitoria também redigiu e encaminhou um ofício aos deputados estaduais, que contou com assinaturas do reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores-gerais e de mais de 70 conselheiros do Conselho Universitário (Consuni) e pediu apoio a uma emenda apresentada pela deputada Luciane Carminatti.
A manutenção dos recursos da Udesc deverá ser obtida por meio de uma emenda global substitutiva, construída pela Alesc e pelo Governo do Estado, junto ao Projeto de Lei nº 162/2023, o que facilitará sua aprovação.
A Reitoria da Udesc segue fazendo contatos sobre a tramitação desse projeto e convida a comunidade acadêmica a comparecer à Alesc nesta quarta-feira, 5, às 9h30, e nos dias 10 e 11 para acompanhar os debates dos deputados sobre o assunto.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009