Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/04/2022-16h09

Udesc retoma formaturas presenciais com mais de 400 alunos diplomados

Reitor Dilmar Baretta prestigiou formatura presencial em Pinhalzinho, no Oeste - Foto: Marcante Eventos
Desde 31 de março, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) voltou a realizar, de modo geral, as cerimônias de outorgas de grau dos estudantes de forma presencial. As formaturas da instituição estavam ocorrendo de forma remota desde o início de 2020 devido às restrições sanitárias impostas pelo Covid-19. Acesse os calendários das formaturas no site.

Em dezembro de 2021, também ocorreu formatura do curso de Enfermagem no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó, em concordância com as normas por conta da pandemia. Até agora, foram mais de 400 alunos que receberam a outorga de grau na retomada das cerimônias presenciais.

A série de formaturas em oito cidades catarinenses ocorre até maio, referentes às turmas que concluíram a graduação no segundo semestre de 2021, além da conclusão do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

"O retorno presencial das formaturas é significativo para a universidade, pois as cerimônias marcam uma passagem muito importante para os acadêmicos e suas famílias", considera o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais Nunes.

Para as turmas que concluirão a graduação no primeiro semestre deste ano, as outorgas de grau ocorrerão entre agosto e outubro. Estão previstas 15 solenidades, em nove cidades catarinenses. Todos os eventos seguirão os protocolos sanitários vigentes em cada município.

Ao todo, cerca de dois mil acadêmicos, de mais de 40 cursos de graduação, de diversas áreas de conhecimento, receberão seus diplomas de conclusão neste ano pela Udesc. As relações de prováveis formandos de cada curso podem ser obtidas nas secretarias acadêmicas dos centros de ensino em que são ofertados.

Cerimônias virtuais

Adotada pela Udesc em caráter excepcional e temporário durante a pandemia, a realização das outorgas de grau de forma remota buscou permitir a obtenção do diploma pelos acadêmicos que haviam concluído a graduação, mas cujas solenidades presenciais de grau foram suspensas em virtude das restrições sanitárias. Regulamentada pela Resolução nº 015/2020, do Conselho Universitário (Consuni), a medida possibilitou que todos os envolvidos participassem das cerimônias de forma remota, a partir dos seus próprios locais de transmissão.

Essa adequação da Udesc frente às restrições de saúde pública permitiu que mais de 3,6 mil acadêmicos recebessem seus diplomas pela universidade durante a pandemia.

Sobre as colações

As colações de grau são destinadas a estudantes que concluíram regularmente seus cursos de graduação e ocorrem após o encerramento do período letivo, em datas pré-fixadas no calendário acadêmico. As outorgas são regulamentadas pelas resoluções n° 145/2005nº 055/2008 e nº 015/2020 do Consuni, e também seguem as orientações do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Udesc.  

"Temos que ressaltar que a universidade formou quase quatro mil estudantes durante o período da pandemia, em cerimônias de formatura online. Ou seja, não paramos em nenhum momento", complementa o pró-reitor Mayco Nunes.

As cerimônias são prestigiadas por representantes da Reitoria, incluindo o reitor, o vice-reitor e pró-reitores, e dos centros de ensino, dentre eles diretores-gerais, diretores assistentes e chefes de departamento, de conselhos de classe e organizações parceiras da universidade, além de familiares e convidados dos formandos e autoridades da comunidade externa. 

Os eventos remotos foram organizados pelos centros de ensino em parceria com a Coordenadoria de Eventos (Ceven), vinculada à Proex, e contaram com o suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), além de transmissões pelo YouTube com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom).

Mais de 60 mil egressos

A Udesc já formou mais de 60 mil graduados ao longo de mais de cinco décadas de atuação. A lista de egressos pode ser consultada no Portal Alumni Udesc. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  ceven.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reitor Dilmar Baretta prestigiou formatura presencial na cidade de Pinhalzinho, no Oeste.
  • Formatura presencial ocorrida a estudantes do Centro de Artes (Ceart), da Udesc
  • Formatura presencial realizada no Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul
  • Formatura na Udesc Alto Vale
  • Formatura na Udesc Cefid
  • Formatura na Udesc Oeste, em Chapecó
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h