Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/01/2023-16h29

Vestibular de Verão 2023 da Udesc encerra o período de inscrição na próxima segunda

Inscrição ocorre gratuitamente - Arte: Agência Moove
Até a próxima segunda-feira, 16, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá inscrições para o Vestibular de Verão 2023, que tem quase 1,5 mil vagas em mais de 50 cursos gratuitos de graduação presenciais e a distância. Faça sua inscrição em udesc.br/vestibular de forma gratuita. Saiba mais no edital, no Guia de Cursos Udesc e na playlist de vídeos.

O edital tem 1.265 vagas para 49 cursos presenciais, em nove cidades; e 160 vagas para três cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), em quatro municípios.

Essa edição também segue o modelo de processo seletivo especial, sem a realização de provas presenciais. Os candidatos podem escolher um dos seguintes critérios para participar:

  • Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2018, 2019, 2020 ou 2021.
  • Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio.

Veja mais detalhes sobre as formas de avaliação no item 3 do edital. Nas vagas de cada um dos dois critérios, há reserva de 30% pelo Programa de Ações Afirmativas da Udesc, sendo 20% para os candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.


As inscrições serão homologadas a partir de 27 de janeiro, e a primeira chamada ocorrerá a partir de 7 de fevereiro. Os aprovados ingressarão no primeiro semestre letivo de 2023, conforme o calendário acadêmico.

Municípios com vagas

Confira os cursos que estão sendo oferecidos:

  • Araranguá (Cead): Licenciatura EAD em Pedagogia;
  • Balneário Camboriú (Cead): Bacharelado Interdisciplinar EAD em Ciência e Tecnologia – Ênfase: Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância;
  • Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
  • Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
  • Florianópolis (Cead): Bacharelado Interdisciplinar EAD em Ciência e Tecnologia - Ênfase: Gestão Ambiental e Sustentabilidade;
  • Florianópolis (Ceart): Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado), Design (Gráfico e Industrial), Moda, Música (Bacharelados em Piano, Violão, Violoncelo, Violino/Viola e Licenciatura) e Licenciatura em Teatro;
  • Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
  • Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
  • Florianópolis (Faed): Biblioteconomia, Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia (Licenciatura);
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  • Lages (Cead): Licenciatura EAD em Pedagogia;
  • Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (Biologia Marinha);
  • Pinhalzinho (CEO): Engenharia de Alimentos;
  • São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação. 

Licenciatura em Pedagogia EAD

A Udesc também publicou o edital do Vestibular UAB/Udesc 2023.1, que oferece 200 vagas para Licenciatura em Pedagogia, em cinco polos de apoio presencial: Itapema, Jaraguá do Sul, Palmitos, São José e Tubarão.

O processo seletivo tem os mesmos prazos, formato (sem prova presencial) e critérios de seleção do Vestibular de Verão Udesc 2023. Com os dois editais, a Udesc Cead está oferecendo o total de 360 vagas em cursos a distância para o próximo semestre.

Motivos para escolher a Udesc

A Udesc é uma universidade pública que tem atualmente 12 centros de ensino instalados em nove municípios, além de cerca de 30 polos de educação a distância pelo Estado, e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, conforme rankings do Ministério da Educação (MEC), e da América Latina e do mundo, como apontam rankings das organizações Times Higher Education (THE) e QS Top Universities.

Além do ensino de graduação, com cursos totalmente gratuitos (sem mensalidade), a Udesc é destaque nas áreas de pesquisa e pós-graduação, com mais de 200 grupos de pesquisa e mais de 95% dos professores efetivos com mestrado e doutorado, e de extensão, com 700 ações em diversas áreas, como educação, saúde e cultura, que atendem 600 mil pessoas anualmente.

A Udesc tem investido cada vez mais em atividades de inovação, em capacitação para o empreendedorismo e em oportunidades de internalização, com mais 20 bolsas de intercâmbio para acadêmicos de graduação por semestre e convênios com quase cem instituições de 25 países.

Na área de permanência estudantil, a Udesc oferece cerca de 700 auxílios de moradia, alimentação e transporte pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), além de bolsas de apoio discente, iniciação científica, extensão e monitoria.


Mais informações

Mais informações sobre o Vestibular de Verão 2023 podem ser obtidas na página oficial e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram, pelo Twitter e pela Udesc em Rede.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h