Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/10/2021-17h38

Vídeo apresenta melhorias de projeto de eficiência energética no Campus I da Udesc

Projeto incluiu instalação de geração fotovoltaica e a troca de mais de seis mil lâmpadas - Foto: Divulgação
Uma série de melhorias de eficiência energética realizadas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é tema de um vídeo produzido em parceria entre as instituições envolvidas na iniciativa. Assista ao vídeo

Viabilizadas com recursos financeiros de cerca de R$ 650 mil, as melhorias incluíram a instalação de placas solares e equipamentos para geração de energia elétrica e a substituição de 6,1 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Com 156 módulos fotovoltaicos, o sistema de geração foi instalado no teto do prédio da Reitoria e do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). A obra foi executada em 2019 pela empresa Quantum Engenharia, especializada na área.


Economia

Com capacidade para produzir até 569 Megawatt-hora ao ano, o sistema de produção de energia fotovoltaica gera economia e reforça a sustentabilidade da universidade. 

O coordenador da Engenharia, Projetos e Obras da Udesc, Raimundo Nonato, destaca os benefícios obtidos com o projeto realizado com a Celesc. "A economia é um dos principais pontos para a universidade, pois são recursos que podem ser investidos em ensino, extensão e pesquisa, que são as atividades fins da instituição."

"Outro ponto muito interessante é que, quando a Udesc não está usando essa energia, ela é utilizada pela comunidade ao redor", afirma.

Recursos

A Udesc foi contemplada pelo programa da Celesc/Aneel após se inscrever em uma chamada pública do PEE. Os projetos de eficiência energética selecionados pela Celesc/Aneel buscam promover o uso eficiente e racional de energia elétrica por meio da troca ou do melhoramento do desempenho de equipamentos e sistemas.

O vídeo reforça que as melhorias tornaram a universidade ainda mais "moderna, econômica, eficiente e alinhada com o que há de mais avançado no setor energético".

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), pelo e-mail obras@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto incluiu instalação de geração fotovoltaica e a troca de mais de 6 mil lâmpadas
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h