Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

14/08/2018-13h57

Acadêmicos da Udesc que farão Enade 2018 devem preencher cadastro na internet

Acadêmicos do curso de Design Industrial, da Udesc Ceart, participarão do Enade 2018 - Foto: Jonas Pôrto
Alunos concluintes de oito cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano devem preencher um cadastro na internet com seus dados pessoais.

A data da prova está marcada para 25 de novembro. O resultado é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

O cadastro estará acessível aos estudantes no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 21 de novembro.

Devem fazer o exame todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

A lista dos participantes é definida pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o Enade é um componente curricular.

Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova no Guia do Enade. Os acadêmicos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.

Campanha para informar alunos

Com o objetivo de auxiliar os estudantes que farão a prova, a Udesc está promovendo a campanha "Enade 2018: é hora de valorizar você, seu curso e sua carreira", com uma série de ações, dentre elas um seminário sobre o tema, realizado em junho, e produção de conteúdo para estudantes e professores. Os conteúdos incluem uma videoaula sobre o Enade 2018, publicada no Canal de Ensino da Udesc.

O objetivo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com o apoio da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), é incentivar os alunos da universidade a se informar sobre o exame, que tem perfil e formato diferentes das questões encontradas nos concursos de vestibular, por exemplo, pois são mais interpretativas. A campanha também inclui ações que integram o Programa Institucional NDE da universidade.

As iniciativas fazem parte do projeto Acolhe Udesc, que integra o Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes, com o objetivo de instituir e implementar políticas e ações de assistência estudantil na Udesc.

Aplicado pela primeira vez em 2004, o Enade leva três anos para completar o ciclo de avaliação de todas as áreas do conhecimento – Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais e Jurídicas, Engenharias e Licenciaturas. O resultado beneficia a instituição e também os alunos, pois aponta indicadores como o nível de qualidade dos cursos.

Cursos participantes deste ano

  • Udesc Esag: Administração, Administração Pública, Administração Pública EAD e Ciências Econômicas
  • Udesc Balneário Camboriú: Administração Pública
  • Udesc Ibirama: Ciências Contábeis
  • Udesc Ceart: Design Gráfico e Design Industrial

Formato da prova

Os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. Outra parte que integra a avaliação, o Questionário do Estudante, visa conhecer o processo de formação dos alunos e saber como eles percebem a instituição, por meio de questões relacionadas ao perfil socioeconômico, estrutura curricular e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

O exame também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos acadêmicos e serve para compor o Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre a campanha e o Enade podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso de Design Industrial, da Udesc Ceart, participa do Enade deste ano
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC