Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

05/02/2020-10h17

Ações do Núcleo de Eficiência Energética da Udesc Joinville geram economia de R$ 76 mil para universidade

Entre as melhorias previstas para este ano, está a conclusão da nova entrada de energia na Udesc Joinville - Foto: Assessoria de Comunicação
O Núcleo de Eficiência Energética (Nefen) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizou diversas ações de extensão no ano de 2019. A principal delas, contabilizou uma economia de R$ 76.050,64 somente com a gestão otimizada dos contratos de demanda com a Celesc.

Tal resultado foi alcançado com ajustes em apenas cinco das onze unidades consumidoras em alta tensão da universidade: Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e duas do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi). Essa economia é equivalente ao pagamento de um mês e meio da fatura de energia elétrica desses centros.

“Para 2020 temos a expectativa de uma economia ainda maior, pois centros de maior demanda passarão a ter sua contratação de demanda otimizada”, afirmou o professor Fabiano Ferreira Andrade, coordenador do núcleo.

Entre as melhorias previstas para este ano, está a conclusão da nova entrada de energia e a liberação da Celesc para fazer os ajustes necessários na Udesc Joinville. De acordo com Fabiano, há um potencial de economia da ordem de 50 mil reais por ano com a melhora da contratação de demanda.

Além disso, ajustes também estão sendo executados nos contratos da Reitoria, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) e no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), que deverão apresentar uma economia de mais de 20 mil reais mensais. O Museu da Escola Catarinense (Mesc) e o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), também devem apresentar ganhos neste ano com as mudanças de contrato.

O Nefen nasceu como uma ação de extensão em 2011 e teve como objetivo suprir as necessidades internas e externas relacionadas ao conhecimento e aplicação de procedimentos para a melhoria da eficiência energética das instalações elétricas, reduzindo os desperdícios de recursos e custos associados ao consumo de energia elétrica.

O projeto encerrou ao final de 2019 e teve como público alvo a comunidade acadêmica usuária das instalações elétricas do campus da Udesc Joinville e entidades e empresas que foram atendidas pelas atividades de prestação de serviço realizadas por meio desta ação de extensão. Embora o Nefen tenha concluído as atividades, o coordenador Fabiano Ferreira Andrade, permanecerá realizando a gestão dos contratos de demanda com a Celesc até que a tarefa seja institucionalizada na universidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC