Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/08/2019-08h13

Aluna da Udesc Joinville participa de curso da Escola Brasileira de Síncrotron

Aline Medeiros Morais participou de atividades práticas e conheceu estudantes e pesquisadores brasileiros e de outros países - Foto: Divulgação
Entre os dias 15 e 26 de julho de 2019, uma aluna do curso de doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participou da terceira edição da Escola Brasileira de Síncrotron (EBS): “Fundamentos e Aplicações”, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, São Paulo.

O evento recebeu 423 inscrições e 108 candidatos foram selecionados, entre eles a aluna Aline Medeiros Morais, da Udesc Joinville. A seleção foi feita com base nas informações fornecidas na ficha de inscrição, principalmente currículo, carta de motivação, cartas de recomendação e histórico escolar.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Sirius, um acelerador de partículas, de quarta geração, planejado para ser um dos mais avançados do mundo. Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país, colocando o Brasil na liderança mundial de geração de luz síncrotron. A nova fonte de luz é projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia e comportar até 40 linhas de luz. O Sirius abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais e muitas outras.

“Participar da EBS foi uma experiência muito enriquecedora. Pude aprender sobre as propriedades e fundamentos das técnicas experimentais associadas à luz síncrotron, participar de atividades práticas utilizando as instalações do laboratório e fazer contato com estudantes e pesquisadores dos diversos estados brasileiros, até mesmo, de outros países, como Estados Unidos, Costa Rica, Argentina e Uruguai”, afirmou Aline.

A Escola Brasileira de Síncrotron apresenta conceitos básicos relacionados às propriedades da luz síncrotron, os fundamentos das técnicas experimentais associadas, detalhes sobre aceleradores de partículas e tecnologias relacionadas. Além disso, busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron que é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina.

Com instalações abertas, o LNLS oferece uma infraestrutura para pesquisadores acadêmicos e industriais, brasileiros e estrangeiros. A instalação operante, intitulada “Síncrotron UVX” possui atualmente 17 estações experimentais, chamadas linhas de luz, que permitem a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. A nova fonte de luz síncrotron Sirius teve a sua primeira fase entregue em 2018 e iniciará as operações em 2019.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC