Publicação foi criada e editada como atividade da disciplina de Língua Portuguesa
Capa, edição e ordem dos textos foram decididas coletivamente pela turma do
prof. Tiago de Morais FOTO: Divulgação
Participam do livro estudantes do então primeiro, segundo, quinto e sexto semestres do curso e que passavam obrigatoriamente pela última oferta de Língua Portuguesa antes que ela fosse eliminada da grade curricular da Engenharia de Produção e Sistemas. Morais explica que a disciplina estava focada em práticas de leitura e escrita acadêmicas e foi organizada como um espaço coletivo de trabalho em torno do projeto do livro. Assim, cada estudante escolheu um tema, produziu seu próprio texto individual e também participou das decisões editoriais sobre o título, sobre o ordenamento dos capítulos e até sobre a criação da capa, realizada pela acadêmica Estela Salai Lindner.
Além da capa e do texto de Estela, “Fragmentos da produção: vivências na engenharia” apresenta textos de Amanda Pereira Strina, Beatriz Soares Pereira, Eduardo Maldonado Garcia, Felipe Antonio Ribeiro da Silva, Israel Matheus de Sousa, Pedro Bueno Preuss, Rodrigo Alberto Farah, Victor Gonçalves de Oliveira, Victor Hugo Plantes e Walter Francisco Dittrich. Tiago Morais assina o prefácio do livro, onde reflete sobre a prática docente no ensino superior e fala sobre a experiência da criação do livro no âmbito da disciplina. “A única regra era que o tema precisaria estar vinculado à Engenharia de Produção. Alguns alunos se dedicaram a assuntos mais acadêmicos, outros decidiram falar sobre o começo de sua vida profissional na área”, explica o professor. “Cada um expôs coletivamente o seu tema e os colegas foram opinando sobre os temas individuais, vendo como essas diferenças poderiam compor um livro”.
Tiago Morais é graduado em Letras, com mestrado em Teoria da Literatura e doutorado em Educação, pesquisador no eixo do Ensino à Pesquisa e da Formação de Professores. Começou a carreira docente no âmbito da educação popular, com alunos que não tinham condições de pagar cursos pré-vestibular, passando a atuar na educação básica, no ensino médio e no ensino técnico com disciplinas de Literatura, Língua Portuguesa, Produção Textual e Inglês Instrumental. “Acredito que as disciplinas de Língua Portuguesa devem ser continuamente reinventadas em suas práticas e penso que o livro contribui para divulgar outros caminhos de trabalho no ensino superior”, diz. “Na apresentação do livro, escrevi que essas disciplinas podem ser espaços de experiências intensas e vivas de leitura e de aprendizado com a escrita, lacuna enorme, me parece, em toda a sociedade brasileira”.
Não há planos de lançar uma edição impressa de “Fragmentos da produção: vivências na engenharia”, mas o e-book pode pode ser acessado livre e gratuitamente no Repositório Institucional da Udesc. O livro é uma forma de divulgação do curso e da atuação profissional do engenheiro de produção. Sua natureza virtual atende a um público de alunos que estão no início da graduação e que podem saber um pouco mais sobre as experiências vividas na academia e no mercado de trabalho na área de Engenharia de Produção e Sistemas.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47)3481-7882/3481-7922