Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

22/10/2018-12h38

Alunos da Udesc Joinville desenvolvem "silenciômetro" para biblioteca

Acadêmicos vão instalar o equipamento nesta sexta-feira, 26, às 15h30 - Foto: Assessoria de Comunicação
Nesta sexta-feira, 26, às 15h30, acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Elétrica, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, vão instalar o aparelho "silenciômetro", que eles próprios desenvolveram, na Biblioteca Universitária (BU) da instituição.

O equipamento será utilizado para medir níveis de pressão sonora. Ele funciona como um comparador, ou seja, o som captado do ambiente é transformado em um sinal elétrico, e esse sinal é amplificado e comparado com um valor de referência fixado no aparelho.

Quando o sinal captado (som do ambiente) for mais alto que o valor de referência, o silenciômetro emitirá um sinal sonoro para avisar que há muito “barulho” no ambiente. O circuito eletrônico é composto por um comparador e um amplificador.

A ideia de produzir o equipamento veio em 2016, quando administradores da Biblioteca Municipal de Joinville repassaram ao grupo a necessidade de ter um dispositivo que auxiliasse na diminuição do barulho no local. O silenciômetro não chegou a ser instalado na Biblioteca Municipal por questões internas de troca de coordenadores, então o grupo decidiu colocá-lo na Biblioteca da Universidade.

Existem equipamentos semelhantes no mercado, mas o projeto realizado na Udesc foi feito “do zero” e pensado para utilizar no ambiente de leitura e estudo. O modelo inicial foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Schafhauser e Vinicius Becker, egressos do PET. Após a criação, membros do Grupo Estudantil de Soluções em Sistemas Embarcados (Gesse), que faz parte do Programa, realizaram adaptações para a instalação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC