Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

13/10/2021-08h12

Alunos da Udesc Joinville habilitados ao Enade devem preencher Questionário do Estudante

 
Em 2021, as Licenciaturas em Matemática, Física e Química, e os cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas serão avaliados - Foto: Divulgação
Em 2021, as Licenciaturas em Matemática, Física e Química, e os cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os alunos habilitados ao exame devem preencher o Questionário do Estudante até 13 de novembro às 23h59.

O Enade é a avaliação anual do ensino superior realizada pelo Ministério da Educação. O objetivo da prova é analisar a evolução entre alunos que estão no início da graduação e os alunos concluintes, além de verificar se eles atendem aos conhecimentos específicos de cada área do saber.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A realização do Enade 2021 abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos: Prova, Questionário do Estudante, Questionário de Percepção de Prova, Questionário do Coordenador de Curso. As provas do Enade 2021, com duração total de quatro horas, serão compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico próprio de cada área de avaliação.

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Apesar de não interferir na avaliação individual dos graduandos, a falta de comparecimento ao exame sem uma justificativa válida pode acarretar na não concessão do diploma ao final do curso, por pendência junto ao MEC.

Principais datas
  • Preenchimento do Cadastro do Estudante: Até 13 de novembro de 2021 às 23h59.
  • Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade pelo Inep: 1º de novembro de 2021
  • Aplicação da prova Inep: 14 de novembro de 2021
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC