Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

30/06/2020-23h25

Alunos têm atendimento online do Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc

Estudantes recebem apoio e orientações do NAE por  e-mail, videochamadas e WhatsApp´- Foto: Divulg.
Desde o início da pandemia de Covid-19, o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE),  da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem ampliado seus canais de atendimento remoto aos estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, que recebem apoio e orientações por e-mail, videochamadas e WhatsApp.

O NAE tem, como principal compromisso, viabilizar condições para a expressão plena do potencial dos estudantes que se caracterizam como público-alvo da educação especial (PAEE): pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e/ou com necessidades educacionais específicas (NEE).

De acordo com a coordenadora do NAE, professora Rose Clér Beche, "nossos estudantes estão acostumados com a proximidade dos colegas e da comunidade da Udesc. O distanciamento tem trazido estranhamentos e um sentimento de solidão".

Diante desse quadro, Rose Clér explica que o NAE, tem prestado suporte aos estudantes pelo atendimento remoto. "Estamos acolhendo suas incertezas e dúvidas vivenciadas e ajudando-os a pensar em possibilidades de superação diante das dificuldades ainda maiores durante a pandemia", ressalta.

No primeiro semestre deste ano, 476 estudantes da Udesc se declaram com deficiência e/ou com necessidades educacionais específica. "Todos que buscaram o apoio do núcleo estão sendo assistidos de forma remota", afirma a coordenadora do NAE.

Outra ação realizada neste período é a parceria na campanha "Surdos e intérpretes contra o coronavírus", uma iniciativa do Traduz Libras, que conta com a participação da Udesc e outras instituições para garantir o acesso à comunicação das pessoas surdas e surdocegas, realizando a tradução de vídeos de comunicados sobre a pandemia, entre outros.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página oficial do NAE e pelo e-mail nae@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC