Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

24/09/2021-09h05

Artigo da Udesc Joinville é premiado como melhor pesquisa em evento da SBC

Um artigo produzido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville recebeu menção honrosa como melhor pesquisa da 16ª Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) por meio do prêmio “Cristiano Roberto Cervi”. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, com organização da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

Intitulado “Escola Regional de Banco de Dados em 15 edições: um levantamento bibliométrico”, o artigo é de autoria dos acadêmicos Fernanda de Souza e Vinícius Gasparini, e da professora Rebeca Schroeder Freitas, do Departamento de Ciência da Computação. O trabalho também teve a participação do professor Denio Duarte, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A Escola Regional de Banco de Dados constitui o segundo maior evento da área de Banco de Dados do Brasil, e desempenha um papel importante na formação de pesquisadores da região Sul, pois incentiva e orienta as primeiras publicações de pesquisadores em formação. 

A professora Rebeca lembra com satisfação que seu primeiro artigo foi publicado neste evento em 2007, enquanto iniciava sua formação na área de Banco de Dados. "Ao escrever este artigo, pude conferir a rede de colaboração científica que se formou a partir dos meus orientadores, passando por mim e agora por meus alunos". 

O artigo contribui para o autoconhecimento da comunidade da ERBD, e pode servir no apoio a decisões para o futuro deste evento. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC