Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

08/12/2020-12h17

Artigo da Udesc Joinville sobre detecção de glicose é publicado em revista suíça

Artigo propõe modelo matemático capaz de autocalibrar glucosímetro não invasivo - Foto: Pexels
Um artigo produzido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville foi publicado na revista cientíca Sensors, referência na área de Engenharia Elétrica. O trabalho é de autoria de Bruna Gabriela Pedro e David William Cordeiro Marcôndes, acadêmicos do curso de Doutorado em Engenharia Elétrica, com orientação do professor Pedro Bertemes.

Intitulado “Modelo analítico para detecção de glicose no sangue usando espectroscopia de impedância elétrica”, o artigo propõe um modelo matemático capaz de autocalibrar um glucosímetro não invasivo, reduzindo assim os erros de medição e, consequentemente, melhorar o desempenho no monitoramento contínuo da glicose em humanos, bem como melhorar a exatidão dos mesmos.

A diabetes é uma doença silenciosa que atinge mais de 9 milhões de brasileiros. Muitas vezes, são necessárias várias coletas de sangue diariamente a fim de evitar uma hipoglicemia, podendo levar o individuo a perda da consciência. As coletas são feitas por punções nos dedos das mãos, onde a gotícula de sangue é inserida em uma lanceta que quimicamente reagirá com o sangue e assim indicará a concentração de glicose. Este método é invasivo, doloroso, não higiênico e dispendioso. Portanto, métodos não invasivos têm sido propostos, mas as precisões dos dispositivos comerciais ainda são baixas e dependem de um bom método de calibração do paciente.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC