Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/02/2020-20h37

Câmaras do Consuni analisam processos de toda a Udesc a partir de 18 de fevereiro

CEG terá primeira sessão ordinária na próxima semana Fotos: Pedro Correa e Karine Lucinda/Secom Udesc
As quatro câmaras temáticas do Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverão suas primeiras sessões ordinárias a partir da próxima semana.

Instaladas em 5 de fevereiro, as câmaras de Ensino de Graduação (CEG), Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), Extensão, Cultura e Comunidade (Cecc) e Administração e Planejamento (CAP) substituem os extintos conselhos de Administração (Consad) e Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Veja os vídeos das sessões de instalação.

Conforme o Calendário Acadêmico 2020 da Udesc, as primeiras sessões de trabalho do Consuni ocorrerão na próxima semana: CEG, no dia 18, CPPG, no dia 19, e Cecc, no dia 20. Em março, haverá reuniões da CAP, no dia 5, e do Plenário, no dia 24.

Decisões mais ágeis

As câmaras terão poder de decisão terminativa nos assuntos de competência exclusiva das respectivas áreas, ou seja, suas deliberações automaticamente se tornarão resoluções ou pareceres, sem necessidade de os projetos de cada área passarem ainda pelo Plenário do Consuni, que analisará as pautas mais abrangentes.

"Esse é um momento importante da nossa instituição, porque havia um apelo da comunidade acadêmica para que fizéssemos algumas reavaliações no Estatuto e no Regimento da Udesc, entre elas a quantidade de conselhos", afirma o reitor, Marcus Tomasi.

"A questão das câmaras foi amplamente discutida, buscando sempre a participação de toda a universidade. Eu acredito que chegamos a um bom termo, no sentido de dar mais serenidade às decisões da instituição", destaca.

Estatuto alterado em 2018 

Além das câmaras e do Plenário do Consuni, a universidade seguirá tendo o Conselho Curador (Concur). Essas mudanças estão previstas pelo Decreto Estadual nº 1.793/2018, referente a mudanças no Estatuto da Udesc.

De acordo com as alterações, a CAP pode ter de 17 a 21 membros, enquanto CEG, CPPG e Cecc são formadas por 20 integrantes cada.

Além de técnicos e alunos, cada câmara tem o pró-reitor da área (no caso da CAP, são dois); representantes dos professores, definidos em eleições das unidades de ensino; e um diretor de centro.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secon@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8024.

Siga a universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC