Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

29/11/2019-12h05

Cerca de 300 alunos da rede pública foram atendidos por projeto de programação da Udesc Joinville

Onze turmas de sete escolas diferentes participaram do projeto - Foto: Divulgação
A ação de extensão Difusão da Cultura Maker, desenvolvida na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, em parceria com o Laboratório Fab Lab, promoveu entre os meses de setembro e novembro o projeto “Scratch Day”. O objetivo foi apresentar a lógica de programação em blocos para alunos do ensino fundamental, de primeiro ao nono ano, de escolas públicas municipais.

Onze turmas participaram do projeto, totalizando cerca de 300 estudantes de sete escolas da cidade: Laura Andrade, Abdon Baptista, Oswaldo Cabral, João Costa, Padre Valente Simioni, CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira e Arinor Vogelsanger.

As oficinas instigavam o interesse das crianças por programação e também desenvolviam o raciocínio de forma sistemática, além de fazer pensar de forma criativa e trabalhar coletivamente. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer a Udesc Joinville e saber mais sobre os cursos oferecidos pela universidade.

Cada oficina teve duração três horas e abordou assuntos de lógica de programação e conceitos na ferramenta Scratch. Ao final, os alunos criaram seus próprios jogos, com os conhecimentos adquiridos.

Segundo Menderson Nicolau Costa, integrante do projeto e acadêmico de Ciência da Computação, uma das habilidades esperadas por empresas atualmente é a de programar e resolver problemas modernos. “A área de tecnologia vem crescendo cada vez mais e, quanto antes despertarmos o interesse nas crianças em aprender a programar e pensar logicamente de forma criativa, melhor será o desenvolvimento e o pensamento lógico delas futuramente. Além disso, poucas escolas públicas incluem algum tipo de programação de computadores em seus currículos.”

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC