Cinase reúne especialistas para debater tendências do setor nos dias 11 e 12 de novembro
Circuito percorre o país. Imagem: divulgação
O evento considerado “ponto de encontro do setor elétrico” chega à 53ª edição com o congresso programado para os dias 11 e 12 de novembro, em Florianópolis. Trata-se do Circuito Nacional do Setor Elétrico – Cinase, que tem a Udesc como uma das instituições apoiadoras e que vai ser realizado no CentroSul Centro de Convenções da capital. O evento é voltado a toda a cadeia de energia elétrica da região, com debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e novas tecnologias que estão revolucionando o setor no país.
Durante dois dias, o Cinase deverá contar com a participação de mais de 60 palestrantes, entre especialistas renomados do universo das instalações elétricas, provedores de tecnologia e de profissionais, além de dirigentes de empresas e instituições do setor, sediadas na região Sul. Serão discutidos temas que estão na agenda dos principais players do setor elétrico, dentre eles:
O Cinase terá ainda com uma área de exposição com mais de 25 empresas do setor entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviço. Somados, congresso e feira de negócios proporcionam um ecossistema ideal para atualização profissional, realização de negócios e muito networking.
A Udesc Joinville também irá participar de alguns paineis durante o congresso. O professor Sérgio Vidal, por exemplo, vai apresentar o que está sendo desenvolvido no Núcleo de Processamento de Energia Elétrica (nPEE) na temática de mobilidade e na formação de recursos humanos especialistas voltados para a essa área. E o professor Raimundo Nonato estará representando a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de SC. "Nessa edição, que é a quinta de 2025, serão discutidos temas importantes para o setor elétrico, e a Udesc Joinville não poderia ficar de fora, reafirmando seu compromisso com a formação dos profissonais que estarão atuando em um dos setores mais decisivos para o país", afirmou o professor Nonato.
Formato itinerante e prêmio
Desde sua criação, em 2010, o Cinase tem rodado o país ao menos quatro vezes por ano com a missão de disseminar informações técnicas do setor. “Graças a esse formato itinerante, o evento se consolidou como um dos mais relevantes do segmento”, diz o diretor do grupo O Setor Elétrico, organizador do Cinase. Entre os pontos de destaque, ele cita os debates sobre questões normativas do universo da eletricidade.
A partir de 2018, o evento incorporou um prêmio objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade e segurança da engenharia elétrica. A premiação é dividida em cinco categorias: Inovação Tecnológica; Instalações Elétricas; Projeto Luminotécnico; Pesquisa & Desenvolvimento; e Energias Renováveis.
Segundo o coordenador técnico do prêmio, professor Danilo de Souza, a avaliação dos projetos é feita por um grupo de jurados reconhecidos no segmento, e a premiação se destina a universidades, concessionárias de energia, centros de pesquisa, instalações elétricas comerciais e industriais, grandes indústrias, empresas de engenharia, consultorias e projetos locais.
Para mais informações sobre o prêmio, acesse o portal do Prêmio O Setor Elétrico. A programação completa do 53º Cinase pode ser conferida na página do evento, onde também há opção para fazer a inscrição.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817488