Autuação do processo de convênio poderá ser realizada durante
a consultoria. Foto: Jonas Pôrto/Udesc
A
Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está lançando o projeto Cipi Acelera, que visa agilizar e facilitar a realização de parcerias acadêmicas na universidade.
A partir da iniciativa, os servidores da Udesc terão acesso a consultorias semanais online, com orientação especializada em tempo real. A equipe da Cipi irá solucionar dúvidas relacionadas a questões como elaboração do plano de trabalho, propriedade intelectual e escolha dos instrumentos jurídicos. Os processos também poderão ser autuados durante os encontros.
“O projeto visa oferecer uma experiência mais prática e orientada para professores e técnicos que, muitas vezes, enfrentam incertezas ao iniciar a formalização de convênios e acordos”, explica a coordenadora da Cipi, Elaine Zeni Vieira.
De acordo com a coordenadora, além de reduzir o tempo de tramitação dos processos e facilitar o trabalho dos servidores, o Cipi Acelera pode colaborar no fortalecimento de parcerias externas, ampliando a rede de colaboração da Udesc com outras instituições públicas e privadas e expandindo o impacto da universidade no ecossistema de inovação e pesquisa.
Como funciona o Cipi Acelera?
Segundo Elaine Zeni Vieira, o fluxo de atividades do projeto foi estruturado para oferecer um atendimento personalizado e eficiente aos interessados. O primeiro passo será o agendamento, seguido pela consultoria, com possibilidade de autuação do processo, e finalizará com o acompanhamento. Confira:
-
Agendamento: Professores e técnicos podem agendar consultorias por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Cipi. Serão oferecidos horários semanais para atendimento online.
-
Consultoria: Durante a sessão, a equipe da Cipi orientará sobre os documentos necessários e a elaboração dos planos de trabalho. A assessoria também oferecerá suporte na resolução de questões referentes à propriedade intelectual e na definição dos protocolos, termos e demais instrumentos jurídicos mais adequados para cada parceria.
-
Autuação do processo: Caso os convênios ainda não estejam tramitando no SGPe, a Coordenadoria irá auxiliar na autuação imediata do processo no sistema, a fim de assegurar o atendimento às normativas e agilizar a tramitação da demanda.
-
Acompanhamento: Para oferecer o suporte contínuo aos servidores, a Cipi realizará o monitoramento do processo até a sua conclusão e publicação no Diário Oficial, incluindo a verificação de pendências e de prazos. Quando há recursos envolvidos, o setor também irá assessorar os responsáveis na universidade sobre como executar o plano de trabalho.
Para saber mais sobre o Cipi Acelera, entre em contato com a Coordenadoria de Projetos e Inovação da Udesc pelo e-mail
cipi.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934