Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

26/05/2021-09h39

Defesa de Mestrado sobre Sistema Ramm será realizada na Udesc Joinville

A pesquisa desenvolveu uma nova arquitetura de software e umo sistema Ramm para a aplicação de Realidade Aumentada (RA) - Foto: Pexels
O Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizará na próxima segunda-feira, 31, às 14h, uma defesa de dissertação com o tema: “Sistema "Ramm" - Realidade Aumentada na Montagem Manual de Placas de Circuito Impresso”. A apresentação poderá ser acompanhada pela plataforma Teams.

A dissertação foi produzida pelo mestrando Rudieri Dietrich Bauer. A pesquisa desenvolveu uma nova arquitetura de software e um o sistema Ramm para a aplicação de Realidade Aumentada (RA), na montagem manual de Placas de Circuito Inpresso (PCIs), seguindo os princípios do gerenciamento de qualidade total. Os testes funcionais do sistema Ramm explicitaram algumas dificuldades de uso e complexidades no desenvolvimento de uma ferramenta de reconhecimento de padrões para a detecção de erros de montagem em PCIs.

O sistema passou por uma avaliação em questionário de 124 avaliadores, que ressaltaram pontos positivos, como ajuda no controle de desempenho, melhora da confiança e aumento na produtividade. Todas as funcionalidades do sistema foram avaliadas positivamente recebendo uma nota geral de 8,14.

Para assistir à defesa, é recomendado ao público que acesse o link de transmissão com pelo menos dez minutos de antecedência. Os participantes também deverão desligar o áudio do microfone durante a apresentação e arguição da banca.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC