Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

25/05/2023-15h53

Dissertação da Udesc Joinville está entre as 10 melhores em concurso de teses e dissertações

Legenda:A pesquisa desenvolvida sob orientação do professor Marcelo da Silva Hounsell
A dissertação intitulada "Plataforma de projeção interativa para jogos sérios relacionados ao transtorno do espectro autista", apresentada pelo engenheiro André Bonetto Trindade e já aprovada para obtenção do título de mestre em Engenharia Elétrica na Udesc, é uma das 10 finalistas do XXXVI Concurso de Teses e Dissertações (CTD - https://csbc.sbc.org.br/2023/ctd/) do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

O CTD recebe inscrições de trabalhos de todo o Brasil e premia as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação, defendidas e aprovadas, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

As pesquisas foram avaliadas conforme os resultados científicos e tecnológicos já gerados, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte, na área de Computação.

A pesquisa desenvolvida sob orientação do professor Marcelo da Silva Hounsell criou uma plataforma aberta de jogos sérios, do tipo exergames, para projeção no chão de jogos educacionais (também chamada de Chão Interativo) para estimular o desenvolvimento de memória, atenção e cinestesia de crianças com transtorno do espectro autista.

A plataforma, além de ser um modelo computacional robusto (utilizando captura de movimentos, correção de projeção perspectiva, baixo custo e simples de montar) permite que vários jogos possam ser desenvolvidos. Atualmente já existem 2 jogos prontos e desenvolvidos, e um terceiro jogo está em desenvolvimento.

"Este reconhecimento traz ânimo para continuarmos desenvolvendo jogos digitais sérios para populações especiais como autistas, pessoas com síndrome de Down, TDAH, dentre outras", complementa Prof. Marcelo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC