Operação fará cerca de 30 atividades em cada um dos
sete municípios envolvidos - Fotos: Divulgação
Docentes e técnicos do
Centro de Educação a Distância (Cead) participam a partir desta quarta-feira, 31, da
Operação Caminho dos Cânions, do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A operação promoverá atividades até 10 de agosto em sete municípios do Sul catarinense: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio.
Serão realizadas cerca de
30 ações por localidade, dentre oficinas e vivências planejadas em conjunto com os municípios, envolvendo diversos segmentos sociais e áreas, como meio ambiente, trabalho, saúde e direitos humanos e justiça.
Acesse a lista completa de atividades no site.
Direitos humanos e inclusão
Representantes da Udesc Cead atuarão em diversas frentes, na coordenação de equipes e ministrando oficinas sobre temas como sexualidade, educação sexual, gravidez na adolescência, prevenção à violência sexual, diversidade, combate ao preconceito e educação inclusiva.
Dentre docentes, participarão das atividades a diretora-geral, Vera Marques, que coordena o
Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex); a diretora de Extensão, Cléia Demétrio Pereira, coordenadora do laboratório
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH); além do professor Alfredo Balduíno Santos, que coordenou o NER Udesc até maio deste ano.
Vinculados ao LabEduSex e ao LabDH, da Udesc Cead, operam programas de extensão permanentes e da faixa geral, também coordenados por Vera e Cléia, que atuam com temas abordados na operação.
Do corpo técnico, participarão Donizete Bittencourt, Tânia Foletto, Rogério Boddemüller, Maria Helena Tomaz e Gilberto Luiz Françosi (motorista).
Equipes e palestras
Cada município receberá uma equipe com cerca de 15 pessoas, incluindo até 13 estudantes, motorista e coordenador.
A professora Cléia Pereira será coordenadora de equipe em Santa Rosa do Sul, onde também atuará a técnica Tânia Foletto, que trabalha na Direção de Extensão da Udesc Cead.
Dentre outras atividades, a professora Vera Marques ministrará oficinas sobre educação e sexualidade em Santa Rosa do Sul e Ermo.
Maria Helena também comandará atividades nos dois municípios, sobre educação étnico-raciais nas escolas. A técnica é coordenadora do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab) e do programa de extensão permanente Memorial Antonieta de Barros, e, na Udesc Cead, atua como secretária de Pós-Graduação.
Bittencourt, que também atua na DEX, será o coordenador da equipe em Ermo. O grupo é formado por 15 pessoas, incluindo seis estudantes estrangeiros.
Boddemüller, que é coordenador de Informática da Udesc Cead e também do programa de extensão Pakua Udesc, coordenará a equipe de Meleiro, formada por acadêmicos brasileiros, paraguaios e chilenos.
Abertura na quarta
A cerimônia de abertura nesta quarta, 31, será realizada em Santa Rosa do Sul, no Parque Municipal de Eventos, a partir das 10h. Já o evento de encerramento, em 10 de agosto, ocorrerá em Praia Grande.
Ao todo, a operação mobiliza mais de uma centena de rondonistas, da Udesc e também de instituições parceiras, do Brasil e do exterior. Dentre elas, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade Diego Portales, do Chile, a Universidade Nacional de Assunção e a Universidade Santa Clara de Asís, do Paraguai. A lista inclui mais de 90 estudantes, quase 20 técnicos e 10 docentes.
A iniciativa tem colaboração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
Integração com a a comunidade
O atual coordenador do NER Udesc, Rafael Gué Martini, destaca que o projeto visa promover a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação para milhares de pessoas.
“Esperamos um impacto positivo na formação cidadã dos estudantes e no desenvolvimento das comunidades atendidas”, afirma Martini, que é docente do Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad), da Udesc Cead.
Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Figueiredo Terezo, as atividades aproximam a Udesc da sociedade, com impactos positivos para todos.
“Este modelo de ação extensionista visa uma quebra de paradigma entre o conhecimento científico e o saber popular, tendo como resultado a transformação dos estudantes quanto a sua relação com a comunidade, e, do outro lado, abre-se a possibilidade de qualquer pessoa que foi atendida pela operação Rondon possa vir a ser um futuro universitário”, salienta.
Sobre o NER Udesc
Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 18 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil extensionistas/ rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc, pelo telefone (48) 3664-8137 ou e-mail
ner.proex@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934