Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

01/12/2021-15h38

Eleições nesta quinta definem vagas de técnicos e alunos em câmaras da Udesc

 
Eleição virtual definirá representantes em câmaras do Consuni - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Arq.
Nesta quinta-feira, 2, ocorrerão as eleições virtuais para representantes técnicos e discentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nas câmaras temáticas do Conselho Universitário (Consuni), por meio do Sistema de Votação Online Helios Voting.

Ao todo, dez chapas (com titular e suplente) foram homologadas: sete formadas por técnicos e três por estudantes (veja lista ao final da notícia). Os técnicos eleitos terão mandatos de dois anos, enquanto os estudantes eleitos, um ano de mandato. 

A Comissão Eleitoral Central publicou no site a relação dos técnicos e estudantes aptos a votar. Todos receberão, pelo e-mail institucional da universidade, orientações e o link para votar.

Acadêmicos da universidade estadual que ainda não usam o endereço @edu.udesc.br pode ativá-lo em udesc.br/sistemas/office365/emailinstitucional. Já os técnicos e professores têm suas contas ativadas automaticamente.

Composição das câmaras

Além do Plenário do Consuni, órgão superior da Udesc, que dispõe de função normativa, consultiva, deliberativa e decisória, a universidade tem quatro câmaras: de Ensino de Graduação (CEG); de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG); de Extensão, Cultura e Comunidade (Cecc); e de Administração e Planejamento (CAP).

Em cada uma delas, uma cadeira é destinada ao pró-reitor da área, que preside a câmara (com exceção da CAP, que é presidida por um dos dois pró-reitores com assento no órgão, de Administração e de Planejamento, eleito pelo plenário, sem definição de mandato).

Outra cadeira é destinada a um diretor da área: Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Administração, em sistema de rodízio entre os 12 centros de ensino, com mandato de dois anos e vedada a recondução.

Rodízio entre diretores

Antes da implantação das câmaras, em fevereiro de 2020, um sorteio estabeleceu a ordem de ocupação das vagas de diretores pelos centros, ao longo dos anos. Conforme definido, a partir de 5 de fevereiro de 2022 a cadeira de diretor em cada câmara será destinada às seguintes unidades:

  • CEG: Centro de Artes (Ceart)
  • CPPG: Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed)
  • Cecc: Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)
  • CAP: Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres)

Representantes docentes

Já as cadeiras de representantes docentes (uma para cada centro, em cada uma das câmaras) são preenchidas mediante eleições convocadas pela direção-geral de cada unidade.

A Secretaria dos Conselhos Superiores (Secon) destaca que as composições de cada câmara, com os respectivos mandatos, são mantidas rigorosamente atualizadas no site oficial de cada órgão, para que os centros façam o acompanhamento das suas representações e chamem as eleições.

Técnicos e estudantes

Somente as cadeiras de representantes técnicos e discentes são preenchidas mediante eleição geral com todos os centros e a Reitoria. Isso ocorre pela limitação de vagas, que não permite que todos sejam contemplados.

Para esses dois segmentos, a responsabilidade pela convocação das eleições é da Pró-Reitoria de Administração (Proad), conforme dispõe o Regimento Geral da Udesc.

Para as eleições desta quinta-feira, foram homologadas as seguintes chapas abaixo.

Chapas de representantes técnicos

CEG - três vagas e uma chapa: Debora Pontes Esteves (titular) e Ana Claudia Hoffman (suplente).

Cecc - três vagas e três chapas: Donizete de Souza Bittencourt (titular) e Ana Elise Inácio (suplente); Juliano Tibola (titular) e Ivan Luis Tonon (suplente); Poliana Rossi Schafer Reblin (titular) e Maria Helena Tomaz (suplente).

CAP - uma vaga e três chapas: Evandro José Fuechter (titular) e Jean Passos da Silva (suplente); Gabriela Amarilho (titular) e Fabiane Zulianello dos Santos (suplente); Gustavo Pinto de Araujo (titular) e Fernando Meira Júnior (suplente).

Chapas de representantes discentes

CEG - duas vagas e duas chapas: Carolina Hipólito de Assis Bassi (titular) e Isabela Pedroso Troyo (suplente); Saskia Aanholt Rey (titular) e Valentina Moura de Araújo Berka (suplente).

CPPG - três vagas e uma chapa: Filipe Albino Ferreira (titular) e Eliano Marcelino Koch (suplente).

Na eleição de representantes discentes para a CEG, Cecc e CAP, poderão votar somente os alunos de graduação. Já na CPPG, além dos alunos de graduação, os de pós-graduação também poderão votar.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Secon pelo e-mail secon@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Eleição virtual definirá representantes em câmaras temáticas do Consuni
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC