Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/12/2025-17h24

Empresa interessada na impressão 3D de concreto visita Udesc Joinville

Schulz busca solução para aproveitamento de escórias de fundição e de outros resíduos industriais

Projeto do professor Paulo (de costas) pode atender demanda industrial. Foto: divulgação 
Uma equipe ligada à área de inovação da empresa Schulz visitou as instalações do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc Joinville nesta quarta-feira, dia 10, para conhecer o projeto “EscoHab-3D: valorização de escórias de fundição na produção de concretos para impressão 3D de módulos construtivos habitacionais”, do professor Paulo Ricardo de Matos, do Departamento de Engenharia Civil do CCT. O projeto foi aprovado na Chamada Pública Fapesc nº 47/2025, do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisas na Área de Gestão, Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Industriais (PPRes).

O interesse da Schulz no projeto do professor Paulo se deu pelo fato de a empresa estar em busca de soluções para aproveitamento das escórias de fundição e de outros resíduos industriais, segundo o analista de gestão ambiental da empresa, Leandro Speckhahn. Ele acredita que a impressão 3D seja uma das alternativas viáveis.

Além de apresentar suas pesquisas nas áreas de interesse da Schulz, o professor Paulo — que também coordena o Núcleo de Inovação em Materiais e Manufatura Avançada (Nimma) e é integrante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) —, destacou a importância de ter os desafios das empresas mapeados para que os alunos possam atuar diretamente em problemas reais da indústria.

A coordenadora de inovação da Udesc Joinville, Francine Kasulke, acompanhou a visita da Schulz. “Após esta reunião inicial, o time segue para a construção de um plano de trabalho, definição das entregas e alinhamento das expectativas para a pesquisa”, informou Francine.

Antes de deixar o campus do CCT, a equipe da Schulz aproveitou para conhecer as pesquisas do Laboratório de Sistemas Autônomos e Robótica Móvel (MobiLab) e os robôs humanoides recém-adquiridos pela universidade. Alexsandro Foyth, especialista de inovação da Schulz, afirmou que muitos desafios da empresa podem ser integrados ao MobiLab.

Seleção rigorosa

O projeto proposto pelo professor Paulo e aprovado pela Fapesc em outubro foi contemplado com R$ 1.114.100,00. Destaca-se que a Chamada Pública 47/2025 aprovou apenas dois projetos: um da Udesc Joinville e outro da UFSC Florianópolis.

Interessados em fazer parceria com empresas poderão entrar em contato com a Cinov pelo e-mail cinov.cct@udesc.br.


Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefones: (47) 3481-7882 e 3481-7922
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto do professor Paulo (de costas) pode fornecer solução para a Schulz
  • Equipe conheceu robôs do MobiLab
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h