Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/08/2019-14h40

Encontro recepciona novos docentes da Udesc na quinta, em Florianópolis

Primeiro encontro, em fevereiro, recepcionou 38 novos professores da universidade - Foto: Secom
Na próxima quinta-feira, 15, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a segunda edição do encontro para acolhimento de novos docentes que passaram a integrar o quadro efetivo da instituição.

Voltado aos professores de todos os centros de ensino contratados neste ano, o evento iniciará às 13h, no Plenarinho da Reitoria, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), ligada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), a ação está alinhada ao Plano de Gestão 2016-2020 e integra o projeto Udesc por Todos.

A programação inclui uma roda de conversa com o tema "Os alunos mudaram - os desafios impostos pelas novas gerações". Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, um dos objetivos é abrir espaço aos novos professores para debater as principais barreiras e os principais facilitadores encontrados no primeiro semestre de experiencia docente na universidade.

Compartilhamento

O evento terá participação de professores veteranos de diversos centros de ensino. "Com esse compartilhamento, todos podem contribuir como rede de apoio e de capacitação", destaca a professora.

A programação também inclui apresentações sobre a CDH e o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) – esse último esclarecerá como funcionam os encaminhamentos de alunos com deficiência ou com necessidades educacionais específicas na orientação pedagógica do processo de ensino e aprendizagem.

Formação continuada

O encontro abordará ainda a Política de Formação Continuada, aprovada em junho deste ano, com a apresentação dos núcleos central e setoriais de todos os centros de ensino.

Segundo Soraia, a formação dos núcleos setoriais consolida a descentralização das ações de formação docente. "As unidades poderão trabalhar as capacitações com seus novos e veteranos docentes de acordo com as suas necessidades e áreas de conhecimento, com o apoio da Proen, a partir do núcleo central, conforme estabelece a política", afirma.

Este será o segundo encontro de acolhimento de novos docentes realizado pela Udesc. O primeiro evento, em fevereiro, recepcionou 38 professores e contou com o reitor, Marcus Tomasi, e o vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Na ocasião, os presentes receberam orientações sobre diversos temas relacionados à universidade, desde a vida funcional até a importância da pedagogia universitária, "no sentido de os docentes estarem bem preparados para os desafios do processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos desta geração", destaca Soraia.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Serviço

O QUÊ: 2º Encontro de Acolhimento de Novos Docentes da Udesc.
QUANDO: Quinta-feira, 15, das 13h às 18h.
ONDE: Plenarinho da Udesc, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Primeiro encontro, em fevereiro, recepcionou 38 novos professores
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC