Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

15/10/2018-14h41

Equipe Baja da Udesc Joinville conquista título em competição regional

Competição, que consiste na montagem e desenvolvimento de um veículo off-road, reuniu 21 equipes de universidades do sul do país - Foto: Divulgação
Nesse final de semana, a equipe Udesc Velociraptor Baja, formada por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conquistou o título na 16ª Baja Regional – Etapa Sul. A competição, que consiste na montagem e desenvolvimento de um veículo off-road, reuniu 21 equipes de universidades do sul do país. A competição ocorreu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pato Branco.

Os alunos começaram a trabalhar no veículo ainda no início do ano. Para a competição, o carro recebeu melhorias na parte traseira e sistema de transmissão. Os acadêmicos repetiram o bom desempenho alcançado em 2017, quando conquistaram o 1º lugar na etapa sul e a 14ª colocação na competição nacional.

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com o desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Os veículos de cada equipe foram submetidos a provas que testaram a segurança, a aceleração, a velocidade, a tração, os freios, a manobrabilidade e a suspensão. O carro também passou por um enduro de resistência, com três horas de duração.

Udesc Velociraptor Baja

A equipe Udesc Velociraptor Baja faz parte de um projeto de ensino e extensão do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc. O grupo de 28 alunos é dividido em subsistemas, cada um responsável pela produção de uma parte do carro, como os freios, a transmissão e suspensão dianteira, entre outras.

Durante a realização do projeto, os acadêmicos se deparam com situações reais de engenharia e situações empresariais, como gestão de pessoas, orçamento e gestão de projeto. A equipe ainda mantém contato com empresas da região, com o objetivo de conseguir patrocínios e serviços.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página da equipe no Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC