Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

02/05/2022-17h20

Equipe da Direção da Udesc Joinville completa um ano de gestão

Legenda
 “Num momento muito delicado para a sociedade, a Equipe de Direção do Centro de Ciências Tecnológicas assumia a gestão do Centro, num cenário de muitas incertezas. Porém, 365 dias despois, vê-se um momento mais esperançoso quanto a normalidade das atividades no campus”, assim avalia o Diretor Geral Antônio Heronaldo de Sousa, sobre o primeiro ano de gestão, completados no dia primeiro de maio. 

Para Sousa, a retomada completa das atividades presenciais está sendo um processo muito desafiador, pois os estudantes e servidores deixaram seus ambientes individuais controlados para o convívio presencial no campus. “Praticamente tivemos que reativar toda a infraestrutura predial e de equipamentos e colocar para funcionar procedimentos e rotinas, que não estavam em andamento há dois anos. Isso significou refazer, quase do zero, as condições que tínhamos antes da pandemia, num período de tempo muito exíguo e tendo que lidar com os complexos processos que um retorno seguro exige. Em meio a tudo isso, um olhar estratégico tem sido pautado para se buscar o melhor posicionamento do Centro na região e no Estado como um todo”, destaca.

Na Pesquisa e Pós-graduação

Para a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Mariana Cavalca, a atuação ativa nas instâncias superiores da Comissão de Avaliação e Pesquisa foi uma das metas deste ano.  “Estamos revisando a melhor forma de atender as especificidades dos programas que temos no CCT”. Destaca ainda a atuação do NIT; seja prestando auxílio aos professores, buscando fontes de fomento e parcerias e principalmente atuando em conjunto com a Direção de Extensão: “isso tem permitido que o CCT cada vez mais consiga se estabelecer como uma Instituição que fomenta Inovação na região de Joinville”, concluiu.

Na Extensão

Para o Diretor de Extensão, professor Omir Alves, as ações deste primeiro ano foram intensificadas visando ampliar a visibilidade da Udesc Joinville junto à sociedade.  Entre as principais ações destacam-se: a parceria com a Prefeitura de Joinville, no Projeto Viva a Escola que levará 16 ações de extensão do CCT para as 86 escolas do ensino fundamental do município de Joinville;  a  realização de eventos mensais nas escolas do ensino médio de Joinville, envolvendo as ações de extensão do CCT e a divulgação de formas de acesso ao ensino público e gratuito na Udesc;  a participação no Movimento estadual ODS ( Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável); a realização de ações de aproximação com empresas da região, para assim incrementar o relacionamento com a UDESC e buscar apoio às empresas Juniores;  promoção de eventos de capacitação na área de empreendedorismo e inovação para professores e alunos, realizado no Ágora Tech Park.

Na Administração e Infraestrutura

“O principal foco da Direção de Administração, neste primeiro ano, foi a continuidade a importantes obras de infraestrutura para o CCT, como pintura, acessibilidade, prevenção e combate a incêndio e subestação de energia elétrica.  Além da finalização e entrega do bloco I, inaugurado recentemente”, informou  o Diretor de Administração Evandro José Fuechter. “No que diz respeito aos serviços prestados no campus a Direção de Administração vem buscando aprimorar a gestão e fiscalização dos contratos, bem como as manutenções necessárias para manter o bom funcionamento no dia a dia do CCT. Foi um ano importante para a identificação de diversas demandas e de grandes desafios, principalmente com o retorno das aulas presenciais”, concluiu.

No Ensino

Para o Diretor de Ensino Rogério de Aguiar a entrega da nova biblioteca foi uma das grandes conquistas deste primeiro ano.  “Nesse período tivemos muitas incertezas, mas em conjunto com as demais direções do CCT elaboramos normativas, cuidamos da infraestrutura, das melhorias de salas de aulas e entregamos uma biblioteca nova e moderna para que nossos alunos tivessem um ambiente adequado para os seus estudos.  Estamos trabalhando para que todos, professores e alunos, tenham as melhores condições possíveis para exercerem suas atividades com paz e tranquilidade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC