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Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

23/12/2021-15h22

Equipe da Direção da Udesc Joinville faz um balanço dos primeiros meses de gestão

 
Obras de acessibilidade no campus - Foto: divulgação
A Equipe da Direção da Udesc Joinville, em reunião online com os técnicos nesta terça-feira (21), encerrou uma série de encontros com o objetivo de fazer um balanço das ações nos sete primeiros meses de gestão. Durante a reunião que durou cerca de uma hora, o diretor geral, professor Antonio Heronaldo de Sousa, fez um apanhado geral das principais ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e infraestrutura, além das principais metas para 2022.

“Mesmo com o cenário da pandemia a Udesc Joinville, nosso CCT, não parou. Foram 400 formandos em 2020 e 2021. Isso foi possível graças as novas ferramentas de inovação e metodologias para o trabalho e ensino remotos. Nesta primeira fase da gestão, grupos de trabalho foram criados para entender a dinâmica atual dos setores, foram feitas pequenas reestruturações e mudanças pontuais. O maior desafio foi proceder um retorno presencial gradual, monitorado e seguro para todos. Para 2022 vamos elaborar e colocar em prática o Planejamento Estratégico, onde o principal conceito será a Colaboração”, declarou.

Na Extensão

Ao longo do período de maio a dezembro de 2021 a Direção de Extensão (DEX) realizou uma série de atividades dando ênfase às ações orientadas estrategicamente para aproximar a Universidade  da comunidade. A UDESC Joinville tornou-se signatário do movimento estadual ODS. “A DEX desenvolveu relacionamento com a Secretaria de Educação de Joinville, integrando o CCT ao projeto Viva Escola, que abrange 86 escolas municipais do ensino fundamental. Está também planejando e organizando uma série de visitas às escolas do ensino médio de Joinville. Estas duas iniciativas levarão para as escolas as ações de extensão desenvolvidas pelo CCT.”, declarou Omir Alves, diretor de Extensão do Centro.

Com o objetivo de aprimorar e expandir as Empresas Juniores, dando assim, mais oportunidades aos alunos nas atividades empreendedoras foram realizados treinamentos para capacitação dos alunos, e apoiar as atividades das EJs. A SEI de 2021 teve a participação de mais de 2.000 alunos com 170 palestras e minicursos.

Quanto  ao fomento da integração entre ensino, pesquisa e extensão, Omior destacou que a DEX em conjunto com professores e empresas privadas ajudou a promover a criação do laboratório de IoT (Internet das Coisas) do CCT e está proporcionando o desenvolvimento de ações de consultoria e/ou projetos estreitando o relacionamento entre o CCT e várias empresas.

Na Pesquisa e Pós-Graduação

Para a professa Mariana Cavalca a DDPG buscou atender os novos paradigmas da Pós-Graduação, tanto em relação as mudanças da metodologia de avaliação da CAPES, quanto no estímulo de busca de fomentos externos. “Fomos contemplados com diversos editais da FAPESC e FINEP. Ainda, em conjunto com o NIT, CMU e a Direção de Extensão está buscando melhorar a integração com o setor industrial da região. Um exemplo  é o evento que estamos organizando para  o ano que vem no Àgora Tech Park, que fica dentro do Parque Perini, com o objetivo de atrair talentos e parceiros da região. Como desafios, está a articulação com a PROPPG de forma que as especificidades dos nossos programas possam ser melhor atendidas”, concluiu.

No ensino

Segundo o Diretor de Ensino, Rogério de Aguiar, mesmo iniciando a gestão em plena pandemia  com tantas  incertezas e decisões e normativas para serem criadas, os trabalhos foram iniciados com a reformulação do processo seletivo para professores substitutos.  “A Direção de Ensino passou a gerenciar e operacionalizar o processo seletivo com o apoio do RH.  Tivemos uma  seleção envolvendo 10 áreas de conhecimento e 7 cursos com provas presenciais e online e tudo correu bem, pois não houve nenhum recurso que não se resolveu internamente e todos concordaram”, declarou.

A Direção de Ensino, atuou nas seguintes demandas: Apoio na elaboração da Resolução do retorno de aulas presenciais; Gerenciou as demandas do Projeto Equipa sala de aula;  Atuou na sensibilização sobre as Reformas curriculares e participamos da elaboração da creditação da extensão;  A edição do Boletim informativo da DEG;  Realizou o Censo da Educação Superior e o acompanhamento do ENADE; Realizou duas edições do evento Recepção dos Calouros e a coordenação do Parque das Profissões. No Setor de Estágio foi implantada a Tramitação Eletrônica de Documentos e a Biblioteca retornou ao atendimento presencial; Fez o planejamento e acompanhamento da estruturação da Nova Biblioteca do CCT que ocupará um espaço novo no Bloco I.

Na Infraestrutura

O diretor de Administrativo, Evandro José Fuechter  destacou as principais ações como a construção de subestação do Bloco I, instalação de câmeras de monitoramento, pintura do campus, obras de acessibilidade e ampliação da infraestrutura de internet. “Temos ainda a curto prazo o desafio da regularização de quase todas as edificações do CCT, a manutenção dos telhados dos prédios antigos, a execução do preventivo de acidentes, a renovação da Lei de doação dos terrenos da PMJ e a aquisição do terreno em frente à rótula de acesso ao campus.  No curto prazo o CCT tem ainda o Bloco J, com recursos de emenda parlamentar e, a médio prazo, demandas por novas edificações, em substituição às construções que existem a mais de 40 anos e contínua melhoria de nossa infraestrutura de equipamentos para os diversos laboratórios”, concluiu.

Assessoria de Impresa da Udesc Joinville 
comunicacao.cct@udesc.br
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