Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

06/08/2018-13h11

Equipe Hurakan da Udesc Joinville participa do Desafio Solar Brasil em setembro

Equipe Hurakan, composta por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, competirá com grupos de todo o país - Foto: Divulgação
A equipe Hurakan, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participará mais uma vez do Desafio Solar Brasil, competição nacional de barcos movidos a energia solar. Vinte e uma equipes de universidades de todo o país participarão do evento, que será realizado entre os dias 10 e 16 de setembro, em Búzios -RJ.

A equipe, que iniciou seu projeto em 2010, participa da competição desde 2011. O grupo já esteve entre os três primeiros colocados em alguns anos e alcançou o bicampeonato brasileiro, com vitórias consecutivas em 2016 e 2017.

O Barco Solar é um projeto de ensino composto por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, de diversas fases, o que proporciona um intercâmbio de conhecimento e novas ideias, além da troca de experiências.

Sobre o Barco

O barco da Equipe Hurakan possui dimensões de 6m de comprimento, 2.5m de largura e seu peso final é de aproximadamente 300kg. Ele possui dois cascos compostos por laminação de fibra de vidro, ligação de compósitos, quatro painéis fotovoltaicos para captação de energia e o motor DC (Direct Current), que funciona de acordo com a potência desejada, sendo alimentado por uma tensão de 24V.

A competição

O objetivo do Desafio Solar Brasil é promover o desenvolvimento da tecnologia e dos acadêmicos que participam da competição, dando ênfase nas fontes de energias renováveis e na popularização da cultura marítima. Além da promoção da interação entre estudantes de diversas universidades e pesquisadores da área.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC