Curso de formação de contadores de história marca o retorno às atividades da ELA
Os 20 participantes da aula inaugural foram recebidos pelo diretor-geral do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Leandro Zvirtes, e pela coordenadora da ELA, Carina Vicente de Santi. Zvirtes fez um resumo das atividades e da abrangência regional da Udesc, destacando o papel da Escola Livre de Artes como mediadora de relações mais ricas e orgânicas entre a universidade e a comunidade enquanto Carina apresentou o projeto da ELA, suas prioridades na retomada das atividades, os modos de funcionamento do curso e anunciou as próximas ações da escola oferecidas ao público.
Na primeira aula, as professoras Bruna Campagnolo e Sônia Biscaia repassaram suas trajetórias artísticas individuais e conheceram cada uma e cada um dos seus companheiros de curso, que foram estimulados a se identificar não apenas por meio dos nomes, mas também por gestos. Para as apresentações, as atrizes tomaram como método a própria contação de histórias e, como tema, adaptações de histórias que haviam escrito a convite do Serviço Social do Comércio (Sesc) e que se tornariam, em 2022, a base do espetáculo teatral “Mariana e Mário”.
Próximas atividades da ELA
A Escola Livre de Artes da Udesc promove ainda neste mês sua segunda atividade aberta ao público: no dia 22 de abril, quarta-feira, realiza a oficina “Voz, corpo e presença” com a cantora e compositora Ana Paula da Silva e, no dia 9 de maio, sábado, dá sequência à programação em parceria com a Associação de Artistas Plásticos de Joinville trazendo para o campus a Feira de Artes tradicionalmente organizada pela Aaplaj na Antarctica.
Gratuita – como todas as ações previstas no calendário da ELA – a oficina com Ana Paula da Silva tem início às 14 horas e durante duas horas pretende desenvolver nos participantes uma noção mais abrangente da voz e do corpo como presenças ativas no ambiente, capazes não apenas de comunicar, mas de improvisar, expressar-se com estilo e criatividade e de integrar de forma plena as pessoas e os recursos que estão ao redor. Podem inscrever-se pessoas maiores de 14 anos que tenham alguma experiência anterior com canto, interpretação ou uso profissional da voz. Há apenas 20 vagas disponíveis para a oficina, que podem ser preenchidas através de inscrição pelo formulário on-line.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47)3481-7882/3481-7922