Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

23/06/2022-16h38

Estudante de mestrado da Udesc Joinville foi selecionada para a Escola de Física do Cern 2022

 

Legenda: Larissa será a única representante de Santa Catarina. credito: arquivo pessoal
A estudante do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, Larissa Esser, foi selecionada para participar da "Escola de Física do Cern 2022.   Anualmente 20 professores de Física do Brasil são selecionados. Larissa, que é natural de Imbuia (SC) e professora de Física em escola pública, será a única representante de Santa Catarina.  

A Escola de Física do Cern é composta por curso e visita ao Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa (LIP), a realizar-se nos dias 1 e 2 de setembro de 2022 e pela Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa, em Genebra, na Suíça, no período de 4 a 10 de setembro de 2022.  

Esse programa educacional é organizado pelo Cern e pelo LIP, com colaboração da Sociedade Brasileira de Física (SBF), SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center), RENAFAE (Rede Nacional de Física de Altas Energias) e do Instituto Principia.  

“Enquanto professora da Educação Básica em escola pública, não tenho dúvidas que fazer parte da Escola de Física do Cern é uma conquista imensurável. Meu interesse em participar vem da minha vontade de valorizar a docência e o trabalho dos educadores na escola e região em que atuo, evidenciando que a escola pública pode ser gratuita, de qualidade e de oportunidades. Desfrutar de uma formação intensiva sobre Física de Partículas no local em que se reúnem os melhores pesquisadores do mundo, se investiga e se desenvolvem tecnologias associadas à área, é sem dúvidas uma experiência única”, declarou Larissa.  

O Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) é um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo, uma grandiosa obra de tecnologia avançada e engenharia, onde, em escala microscópica, cientistas buscam compreender a composição da matéria com experimentos de alta energia.   Para realizar a viagem, Larissa está aceitando ajuda com o objetivo de arrecadar recursos para custear a viagem (passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem e alimentação em Portugal).   “A organização poderá subsidiar apenas a hospedagem e parte da alimentação enquanto estivermos no Cern”, informou Larissa.  

Quem puder contribuir basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/2922623

 Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC