Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

09/08/2022-18h35

Estudantes da Udesc Joinville apresentam estudos de caso no evento de Inovação e Indústria 4.0 nesta quarta

Legenda: Estudantes da Udesc Joinville irão apresentar soluções no painel “Case Transformação Digital na Industria”.
Nesta quarta-feira(10) será realizado o evento “Experiência 4.0 - Tecnologias que ajudam a fazer mais com menos”, evento realizado no Ágora Tech Park, no Parque Perini, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville.   

O evento trará discussões de diversos assuntos da Industria 4.0, além de feira de tecnologias e soluções 4.0 da região de Joinville.   Estudantes da Udesc Joinville irão apresentar soluções no painel “Case Transformação Digital na Industria”.

Três estudantes desenvolveram soluções para o Park Perini: o estudante Emanoel Alves Junior desenvolveu um projeto sobre a utilização de tecnologia IoT para um sistema inteligente de coleta seletiva de resíduos. O projeto fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de bacharelado em Engenharia Elétrica da Udesc Joinville.    Emanoel recebeu apoio da empresa NLT e Macnica, o próximo passo será a realização de testes de viabilidade e implementação do projeto no Parque Perini.  

O estudante Vitor Emanoel Shoepping irá falar do projeto Estacionamento Inteligente para o Ágora Hub. O trabalho visa identificar o número de vagas livres no estacionamento descoberto. Serão utilizadas duas tecnologias no projeto para fazer a verificação das vagas, a primeira é utilizando um ESP32 com rede LoRa e um sensor ultrassônico, que fará leitura de cada vaga, e a outra é utilizando câmera com inteligência artificial.   O trabalho também é resultado de conclusão de curso de bacharelado em Engenharia Elétrica.    

E o estudante Leonardo Boschetti, irá apresentar um projeto de pesquisa que visa o desenvolvimento de um protótipo para o monitoramento remoto de temperatura nos arredores dos postes inteligentes instalados no Perini Business Park.   

Outras soluções para a indústria desenvolvidas pelos estudantes Maurício Ferreira da Silva que irá apresentar um sistema automático de gerenciamento de trafego aéreo de drones; e o estudante Gabriel Abatti que irá apresentar um sistema de coordenação de frotas de robôs móveis heterogêneos.

O estudante Lucas Ramiro irá falar do Laboratório de pesquisa em Nanorredes de energia elétrica (nGRID) desenvolvido na Udesc Joinville.   Já os estudantes Drylon Vieira Lopes   e Vitor Luiz Bernardes o projeto desenvolvido para o monitoramento da capacidade de lixeiras distribuídas pelo campus da Udesc Joinville utilizando a plataforma Tago.io.

O evento “Experiência 4.0 – Tecnologias que ajudam a fazer mais com menos”, acontece nesta quarta-feira(10), no Ágora Tech Park,   é gratuito e as informações estão em https://www.sympla.com.br/evento/experiencia-4-0-tecnologias-que-ajudam-a-fazer-mais-com-menos/1651398

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville

comunicacao.cct@udesc.br
(47) 3481- 7882 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC