Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

17/03/2020-23h16

Expediente da Udesc está suspenso na Reitoria e nos centros por sete dias

 
Servidores da Udesc estão orientados a trabalhar de forma remota a partir de quarta - Foto: Jonas Pôrto
Em função da publicação do Decreto Estadual nº 515, publicado na noite desta terça-feira, 17, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu suspender o expediente em todas as unidades a partir desta quarta-feira, 18, por sete dias, em virtude do avanço do contágio do novo coronavírus.

A medida é direcionada a professores, técnicos, alunos, bolsistas, estagiários e terceirizados em todos os setores administrativos e acadêmicos. A orientação é que as chefias imediatas dos setores contribuam para comunicar os servidores, alunos e demais colaboradores a ficarem em casa nesse período.

O decreto do Governo de SC implica nas seguintes suspensões pelos próximos sete dias:

  • a circulação do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros;
  • atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral;
  • atividades e serviços públicos não essenciais, no âmbito municipal, estadual e federal;
  • a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, mediante regulamentação por portaria específica;
  • eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos ficam suspensos em todo o território catarinense por 30 dias;
  • as indústrias deverão operar na sua capacidade mínima necessária nas regiões em que já tenha sido identificado o contágio comunitário.

Com o decreto, academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas, entre outras medidas, a partir desta quarta-feira. Farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água.

Servidores devem aderir ao teletrabalho

A Udesc também publicou nesta terça-feira, 17, uma resolução que institui em caráter temporário, excepcional e emergencial o teletrabalho e a flexibilização da jornada de trabalho a todos os servidores. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus por conta da interação social das pessoas em ambiente de trabalho. A resolução foi aprovada "ad referendum" pelo reitor, Marcus Tomasi, e passar a valer a partir desta quarta-feira.

A íntegra da resolução encontra-se disponível no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (Sgpe), com o número 8.523/2020. O teletrabalho é a modalidade de prestação da jornada laboral em que o servidor executa parte ou a totalidade das suas atribuições externamente.

Segundo a resolução, a realização do trabalho remoto será autorizada pela chefia imediata do servidor e deverá considerar a continuidade regular das atividades de cada área. A medida que prevê também a presença de ao menos um servidor presencial em cada setor, em regime de revezamento, sempre que couber, será desconsiderada durante os sete dias do Decreto Estadual.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) elaborou orientações para servidores acerca do teletrabalho, principalmente, para àqueles que precisam acessar sistemas de gestão internos da universidade e do Governo do Estado.

Nesta terça-feira, a Udesc já havia suspendido o atendimento ao público externo, em conformidade com as novas medidas definidas pelo Governo do Estado para contenção do contágio pelo novo coronavírus.

Todas as atividades acadêmicas (aulas de graduação e pós-graduação, incluindo na modalidade a distância), também estão suspensas. O funcionamento dos restaurantes, bibliotecas e academias universitárias também está suspenso.

Durante o período de suspensão, a instituição seguirá informando diariamente as comunidades acadêmica e externa sobre medidas em decorrência da doença. Dúvidas e solicitações poderão ser enviadas ao e-mail reitor@udesc.br.

Mudanças no ensino, pesquisa e extensão

Na tarde desta terça-feira, pró-reitores, diretores de centros e membros da próxima gestão da universidade estiveram reunidos para revisar orientações acerca do ensino na Udesc durante o período. Confira algumas decisões tomadas na reunião:

  • Atendimento nos centros: todos os prazos serão adequados para evitar prejuízos;
  • Os centros de ensino deverão disponibilizar formas de contato para a comunidade interna e externa;
  • Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
  • Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos;
  • Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado.
  • Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas.
  • Mobilidade: alunos da Udesc em mobilidade fora do País que desejarem retornar ao Brasil, no período de suspensão das aulas, terão suas matrículas asseguradas. No caso de retorno, o aluno deverá entrar em contato com a chefia de departamento/secretaria de Ensino de Graduação.
  • Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGPe e o coordenador aprovar ad referendum e, posteriormente, realizar a justificativa na platafora Sucupira.
  • Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital nº 001/2019 - Paex-Proceu e editais a qualquer tempo devem se limitar, nos próximos 30 dias, à etapa de planejamento.
  • Cultura: o edital Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês na sua vigência.
  • Eventos e esportes: ficam suspensos, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente estão cancelados, por tempo indeterminado. As atividades esportivos e o uso das academias sediadas na Udesc estão indefinidamente suspensos.
A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Servidores são orientados a trabalhar de forma remota a partir dessa quarta-feira.
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC