Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

04/07/2022-15h16

Grupo de pesquisa na área de computação da Udesc Joinville completa 20 anos de atuação

Legenda: Prancha de equilíbrio utilizando realidade virtual
 O Laboratório de Realidade Virtual Aplicada (LARVA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville comemora 20 anos de atividade.  O LARVA foi o primeiro grupo de pesquisa do Departamento de Ciências da Computação da UDESC e é o 2º mais antigo na área do Processamento Gráfico no País.

O grupo é formado por professores pesquisadores, mestrandos e estudantes de graduação, principalmente da área da computação, que fazem investigação científica e desenvolvimento na área da Computação Gráfica. Isto inclui sistemas que têm imagem como entrada ou saída, 2D ou 3D, estáticas ou dinâmicas, como jogos digitais, análise por visão computacional, reconstrução 3D de nuvens de pontos, realidade aumentada, dentre muitos outros.

Um dos projetos que é destaque no grupo é o desenvolvimento de jogos digitais para crianças com Down, autistas, pacientes asmáticos, pós-COVID e para idosos, são alguns dos exemplos de maior impacto na sociedade.   Tanto impacto científico, na produção de artigos publicados e premiados, quanto impacto tecnológicos, na produção de dispositivos especiais.   A entrega dos resultados das pesquisas, e aplicação das soluções desenvolvidas no grupo é de forma gratuita.

O grupo também desenvolve trabalhos voltados a indústria, como uso de Realidade Aumentada na área de montagem, por exemplo. E em aplicações na área da segurança automotiva como a prevenção de colisão veicular por visão computacional, detecção automática de fraudes em hidrômetros, e também, algoritmos para melhorar os modelos em impressoras 3D, reconstrução de modelos 3D de pulmão por ressonância magnética.

“Estamos comemorando os 20 anos do grupo com muito orgulho.  Quanto a importância do LARVA, do ponto de vista da comunidade científica, hoje os membros do LARVA se destacam por terem publicações dentre as melhores revistas científicas no mundo.   Do ponto de vista da Comunidade em geral, são soluções aplicadas a várias áreas, mas sempre envolvendo modelos gráficos, temos contribuído para tornar a vida das pessoas mais fácil e prazerosa. Hoje temos produtos do LARVA em empresas, clínicas e escolas com nossos parceiros em vários estados do País”, destacou o professor Marcelo da Silva Houllsell, membro do grupo.

Mais informações sobre as pesquisas do Larva no canal do Youtube, Facebook e Instagram @larva.udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC