Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

01/07/2022-16h23

Grupo de Robótica da Udesc Joinville atuou como juiz em competição da rede municipal de ensino

Legenda:O evento, organizado pela Secretaria de Educação de Joinville, contou com a participação de 15 escolas e 21 equipes e ocorreu no Centreventos Cau Hansen.
No último sábado, dia 25 de junho, o Grupo de Robótica da Udesc Joinville foi convidado para atuar como juiz no 2º Campeonato Joinvilense de Robótica. O evento, organizado pela Secretaria de Educação de Joinville, contou com a participação de 15 escolas e 21 equipes e ocorreu no Centreventos Cau Hansen.

Os participantes fazem parte dos clubes de robótica de suas escolas e tiveram a oportunidade de mostrar o resultado da dedicação ao estudo de tecnologias em provas em que os robôs construídos pelos estudantes precisavam cumprir diferentes missões (na categoria Robótica Lego) e, por meio da leitura de sensores, detectar um caminho em uma superfície e seguir este caminho (na categoria Seguidor de Linha).

O campeonato ainda incluiu uma categoria com votação popular, em um formato de feira de ciências, alunos de 3º ao 6º ano apresentaram seus robôs “Artbot”, que tinham como principal objetivo entreter o público.

Todos os trabalhos foram norteados pelo mesmo tema: Energias Renováveis e Sustentáveis. As equipes tiveram dois meses para pesquisa, desenvolvimento do projeto e treinamento dos robôs. Os grandes campeões da votação na categoria Artbot foram os alunos Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, do bairro Itinga.

Sob a orientação da professora Andréia da Silva, alunos de 4º a 6º ano criaram a Flork Mother, um robô feito totalmente de material reciclável com capacidade de se movimentar e que, por meio de um celular carregado utilizando energia solar, transmite frases típicas de mãe como “Em casa a gente conversa” e “Eu vou contar até três!”.

Na categoria Robótica Lego, a equipe Robot Makers, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, no Iririú, ficou com o primeiro lugar no Desafio do Robô. Nesta subcategoria, as equipes tinham dois minutos e trinta segundos para que seus robôs solucionassem com efetividade as missões contidas no tapete do campeonato. Já na categoria Seguidor de Linha, foi a equipe Dutch Boy, da Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, do bairro Morro do Meio, que conquistou as melhores pontuações e ficou com o primeiro lugar.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC