Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/07/2021-10h49

Grupo SinCa da Udesc Joinville tem artigos publicados em revistas internacionais

Dois artigos científicos publicados em periódicos internacionais de grande destaque - Foto: Fernando R. Xavier
Ao fim do mês de junho, o grupo de pesquisas Síntese & Catálise (SinCa) do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, teve dois artigos científicos publicados em periódicos internacionais de grande destaque.

O primeiro intitulado “Polypyridyl iron(III) complexes containing long alkyl chains: Synthesis, characterization, DFT calculations and biological activity” publicado no periódico New Journal of Chemistry, periódico este editado pela prestigiada Real Sociedade de Química Britânica (RCS). Este trabalho é tema da dissertação de Marcelo Melotti do PPGQ, orientado pelo Professor Fernando R. Xavier, e contou com a colaboração científica direta de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar- SP).

O artigo versa sobre a preparação de compostos químicos até então inéditos na literatura capazes de atuar no combate a proliferação de microrganismos tais como fungos e bactérias, sendo que, para um destes compostos, a atividade antifúngica atingiu patamares melhores que medicamentos comercializados atualmente. Segundo os pesquisadores, tem-se em mãos um potencial candidato a fármaco para o combate à aspergilose, doença muito semelhante a tuberculose.

Para além da atividade antibiótica, estes mesmos compostos foram testados como agentes quimioterápicos frente a cepa de células K562, responsáveis pela leucemia mieloide crônica. Mais uma vez, todos os compostos foram ativos e, um destes em particular, também apresentou atividade antitumoral na ordem de medicamentos já disponíveis no mercado. O próximo passo são os testes in vivo, para avaliar a citotoxicidade e a eficiência destes produtos tecnológicos criados na Udesc Joinville, afirma o professor Fernando. 

O segundo intitulado “Versatile Electrochemical Oxidative C(sp2)−H Bond Selenylation of Resveratrol” foi publicado no periódico European Journal of Organic Chemistry” e resultou no convite para o trabalho compor a capa da edição 31 da revista. O projeto, também desenvolvido no PPGQ, foi tema da dissertação de Maika Janine Lazzaris e foi orientado pelo professor Samuel Rodrigues Mendes e que contou com a colaboração de pesquisadores da UFSC.

O presente trabalho empregou a eletroquímica para a síntese de moléculas orgânicas, uma metodologia que possibilita preparar estas moléculas de forma simples, com condições e reagentes ambientalmente corretos. As moléculas preparadas a partir do resveratrol apresentam grande potencial na área biológica. No entanto, em virtude da pandemia de COVID-19 as moléculas ainda não tiveram sua atividade biológica testada, o que deve acontecer em breve, segundo o professor Samuel.

“Certamente a publicação do artigo e a conquista da capa da edição é o resultado de um ótimo trabalho em equipe. Fico muito feliz por termos recebido esse reconhecimento em uma revista de destaque internacional”, declarou ainda o professor Samuel. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicação.cct@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h