Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

27/05/2021-15h29

Homologado Plano de Contingência da Udesc Joinville para futuro retorno do ensino presencial

O Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (Plancon), produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi homologado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Covid-19, da Secretaria de Saúde de Joinville. O documento foi elaborado para nortear a instituição e preparar a comunidade acadêmica para a possível retomada das aulas de forma presencial (metodologia híbrida), ainda sem data definida.

O PlanCon da Udesc Joinville foi produzido com base no modelo estadual para a educação, elaborado e aprovado no âmbito do Comitê Técnico Científico da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e no Plano de Contingência da Secretaria de Estado da Educação.

Considerando as diretrizes do Plancon, a atual gestão constituiu um grupo de trabalho, formado por diretores, chefes de departamento, coordenadores de pós-graduação e representantes do Diretório Acadêmico, para definir um “roteiro” para a futura retomada do ensino presencial, que será deliberado previamente pelo Conselho de Centro. O roteiro deverá prever: 

- As condições sanitárias e de saúde para o retorno presencial, envolvendo indicadores regionais como: a ocupação dos leitos de UTI-Covid-19 adulto na região; o nível de risco potencial da região; a taxa de transmissão de Covid-19;  a tendência do número de casos novos de Covid-19 por dia; e o percentual de vacinação (servidores e terceirizados) e da população da região

- Priorização para atividades com menor número de alunos: aulas dos cursos de pós-graduação; aulas práticas das quatro últimas fases dos cursos de graduação, dentre outras. 

- Condições de infraestrutura de sala de aula e de espaço físico em geral, além das condições de fluxo de pessoas.

A Direção-Geral da Udesc Joinville destaca que, conforme estipulado pelo Art. 26 da Resolução nº 050/2020 – Consuni, “o início das aulas presenciais deverá ser anunciado com antecedência mínima de 30 (trinta) dias antes da data estabelecida para retorno”. 

A Resolução nº 050/2020 (Art. 2º e 3º) também confere autonomia aos departamentos, ao Colegiado Pleno, aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s), ao Diretor-Geral e ao coordenador de estágios. Desta forma, o  futuro retorno gradual dependerá da legislação vigente, da matriz de risco epidemiológico do Estado de Santa Catarina, do Município e das particularidades das unidades de ensino da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicação.cct@udesc.br

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC