Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

04/05/2020-18h16

Instituto Americano de Física repercute estudo da Udesc Joinville sobre transmissão da Covid-19

Pesquisadores realizaram análises numéricas extensas usando a série em tempo real dos casos cumulativos confirmados de Covid-19 - Foto: Reprodução
Um artigo científico sobre a evolução da Covid-19, produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville em conjunto com outras duas universidades, foi divulgado pelo Instituto Americano de Física, na última terça-feira, 28. O estudo, publicado na Revista Chaos: An Interdisciplinary Journal of Nonlinear Science; baseia-se em números reais, obtidos até 27 de março, no Brasil, Japão, Estados Unidos, na China, França, Alemanha, Itália, Coréia do Sul e Espanha.

"Decidimos usar nossa experiência para realizar análises numéricas extensas usando a série em tempo real dos casos cumulativos confirmados de Covid-19, a fim de procurar respostas sobre a disseminação desse patógeno", explicou o professor da Udesc Joinville, Cesar Manchein.

Segundo o artigo, medidas de quarentena mais suaves são ineficientes em achatar curvas em comparação com diretrizes de isolamento mais rígidas. "Nossos resultados mostram que uma estratégia eficiente para evitar o aumento do número de indivíduos infectados por coronavírus combina duas ações: um alto nível de distância social e um número significativo de testes para identificar e isolar indivíduos assintomáticos. A combinação das duas ações é, essencialmente, a estratégia usada na Coréia do Sul", disse à publicação, o coautor do estudo, professor Rafael da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Também participam da pesquisa o doutorando Eduardo Brugnago e o professor Marcus Beims, da UFPR; e o professor Carlos Mendes, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os pesquisadores planejam continuar aplicando dados reais para aperfeiçoar o estudo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC