Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

26/11/2019-16h37

Lançamento de editais da Udesc para inovação ocorre nesta quinta, em Florianópolis

Evento também terá transmissão pela internet, no site vc.udesc.br - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
A Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), convida a comunidade acadêmica para o lançamento dos editais do Inventor e da Prospecção Tecnológica, que ocorrerá nesta quinta-feira, 28, das 13h30 às 18h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

Os interessados em participar devem confirmar sua presença na página da Cipi. O evento também será transmitido pelo site vc.udesc.br.

A programação iniciará com a palestra "Sensibilização para inovação e iniciação para propriedade intelectual", a ser feita pela Cerumar Serviços, empresa contratada para a gestão de propriedade intelectual na Udesc.

Na sequência, haverá apresentações da Cipi, das 15h às 15h30, e do projeto Fortalece NIT Udesc, referente ao Núcleo de Inovação Tecnológica, das 16h às 16h30. Os editais serão lançados no encerramento do evento, e o público poderá tirar dúvidas.

Fortalecimento do NIT

A Udesc foi contemplada com quase R$ 100 mil na Chamada Pública nº 14/2019 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), dentro do Programa de Apoio à Implantação e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

O projeto "Implementação de ações para o Fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica da Udesc" pretende trazer um elo entre a academia e o setor produtivo para o ecossistema de inovação catarinense.

Para isso, serão capacitados representantes do NIT nos 12 centros da Udesc para que eles atuem como multiplicadores com setores público e privado das regiões onde a universidade tem campi.

"O NIT funciona como um hub, traduzindo as demandas das empresas para que a universidade consiga solucionar problemas e inovar. Em contrapartida, a economia do Estado é impulsionada e estimula o empreendedorismo de maneira consciente", diz a coordenadora de Projetos e Inovação, Elaine Vieira Brinhosa.

O projeto da universidade tem cinco objetivos específicos:
 
  • Articular parcerias com o setor privado e governamental, promovendo a transferência tecnológica e o desenvolvimento regional;
  • Capacitar os representantes do NIT em inovação, propriedade intelectual, gestão de projetos e prospecção tecnológica;
  • Criar a rede interna do NIT, composta de representantes de cada centro de ensino para incentivo à inovação e ao empreendedorismo;
  • Elaborar plano de ações para atender a necessidade institucional e de cada centro de ensino da universidade para estimular a inovação e o empreendedorismo;
  • Mapear e documentar os principais processos do Núcleo de Inovação Tecnológica.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC