Criador da Escola da Ponte, José Pacheco acredita que a educação não é
para amadores - Foto: Divulgação
Alunas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT), do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizaram uma entrevista com o educador português José Pacheco. A conversa faz parte de um trabalho desenvolvido pelas mestrandas Berenice Oliveira Fernandez, Jéssica Guerreiro Vatuthky e Renata Belmudes Schneider para a disciplina de Teorias de Aprendizagem.
José Pacheco desenvolve inúmeros projetos de escolas alternativas. O educador é da cidade do Porto, em Portugal, e atualmente reside no Brasil. Criador da Escola da Ponte, Pacheco acredita que a educação não é para amadores.
De acordo com a mestranda Berenice, a escolha do entrevistado surgiu após orientações da professora Tatiana Comiotto quanto aos seminários de Teóricos da Aprendizagem. "A contribuição dele para a educação é de inovação e está ligada historicamente ao conteúdo inclusão, nos sentimos muito felizes e privilegiadas por sua escolha de conceder este momento de aprendizado, enriquecimento com seu conhecimento, amor e dedicação à educação.", afirmou a mestranda.
O contato inicial com o educador ocorreu por e-mail e a entrevista online foi realizada por meio do Google Meet. Na conversa, as mestrandas listaram perguntas sobre a história de vida do teórico.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.