Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

19/08/2019-10h53

Novas modalidades de xadrez desenvolvidas na Udesc Joinville são apresentadas em evento internacional

Professor Kariston Pereira representou o programa no evento - Foto: Lizi Vicenzi
O Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participou do Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, realizado em Matinhos, no Paraná. O evento ocorreu em 13 e 14 de agosto. O programa de extensão foi representado pelo coordenador, professor Kariston Pereira e pela vice-coordenadora, professora Iandra Pavanati.

O Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez é organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranaguá. O evento contou com palestrantes reconhecidos no cenário internacional de xadrez, como Uvencio Blanco Hernández, membro de várias comissões da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e Claudia Noemí Amura, da Universidad de La Punta (San Luis, Argentina), a primeira Grande Mestre feminina ibero-americana e que já foi a número 12 no ranking mundial feminino de xadrez.

No evento, foram apresentados dois artigos produzidos pelo Next. O primeiro, intitulado “A experiência do Next nos seus oito anos de atividades desenvolvidas com o jogo de xadrez na universidade”, contou a trajetória do programa.

O segundo, intitulado “Sistema Next Xadrez (NX): Novas modalidades de xadrez desenvolvidas com base no sistema Fischerrandom (Xadrez 960)”, apresentou o sistema de jogo Next Xadrez (Sistema NX), incluindo as modalidades simétricas NX08 e NX32 e assimétricas NX64 e NX1K.

O sistema NX tem como objetivo valorizar a intuição, a criatividade e o raciocínio durante a partida. O novo sistema também busca eliminar a necessidade de memorização das variantes de abertura.

Esse novo sistema de jogo foi criado e desenvolvido pelo professor Kariston Pereira a partir de estudo e análise de posições do Xadrez960. A concepção inicial foi gerada antes de 2010, mas sofreu aprimoramentos durante os primeiros anos de funcionamento do Next.

O formato já é utilizado em eventos e torneios internos do programa de extensão e agora foi finalizado para lançá-lo em um evento com projeção internacional.

Para mais detalhes sobre o Sistema NX podem ser obtidas no blog do Next.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC