Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

03/09/2021-13h56

Novo livro de tirinhas da Udesc apoia campanha de vacinação contra Covid-19

Reitor da Udesc, Dilmar Baretta, entregou exemplar ao secretário estadual da Saúde, André Ribeiro - Foto: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou um novo material de apoio à campanha de vacinação contra a Covid-19: o livro "Aventuras de Uma Pipa em Tempos de Vacina", que traz, em 60 páginas, tirinhas educativas sobre o tema. Acesse o livro em formato digital.

A obra foi elaborada em conjunto por professores e técnicos vinculados ao programa de extensão Esag Kids, ao Grupo Coordenado de Ações em Riscos e Desastres (Ceped) e à Comissão Central de Monitoramento da Covid-19 na Udesc.

As tirinhas, protagonizadas pela personagem Pipa Esag Kids e sua nova amiga, a Pipa Vacinilda, destacam a importância da Vacinação no combate à pandemia.

Autores

O livro foi produzido pelos professores Eduardo Jara e Felipe Gontijo, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e pela enfermeira Valdirene Avila, que é técnica universitária vinculada à Reitoria.

Jara é coordenador do programa Esag Kids e Gontijo coordena o Ceped. Valdirene atua no Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu).

Segundo os autores, o material é de fácil leitura e busca agradar pessoas de todas as idades. "O livro apresenta, com cientificidade lúdica, personagens que conversam de maneira didática e divertida sobre a importância da vacinação para combater a pandemia de Covid-19", afirmam.

Além da versão e-book, a obra teve um lote impresso para distribuição em escolas, em ações que serão realizadas pelo programa Esag Kids. Um dos exemplares foi entregue em mãos pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que elogiou da iniciativa.

Conscientização

Jara ressalta que “conscientizar crianças, muitas vezes, é uma forma de sensibilizar os pais sobre a importância da vacinação”.

Já Valdirene destaca que o lançamento do livro vem em um momento importante: "Muitos profissionais estão retornando ao trabalho, com alguns municípios apresentando índices de contágio que requerem atenção redobrada”, afirma.

Para Gontijo, o material demonstra a capacidade da Udesc de articular diferentes programas e ações para produzir, conjuntamente, conteúdos que auxiliem na gestão de riscos e desastres no estado.

"Um dos objetivos do livro é colaborar na importante etapa de vacinação da população em que estamos, para que o retorno gradual e seguro das atividades possa ocorrer da melhor forma possível", conclui Valdirene.

Publicações

Desenvolvido desde 2014, o Esag Kids realiza diversas atividades voltadas ao ensino da inovação e do empreendedorismo para crianças, dentre elas a elaboração de publicações para o público infanto-juvenil.

Dentre as obras, está a coleção "Diário de uma pipa em quarentena", criada em virtude da pandemia. A série inclui outra publicação produzida em parceria com o Ceped: a cartilha "Primeiros socorros em Aventuras", lançada em 2020.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reitor da Udesc, Dilmar Baretta, entregou exemplar ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC